A PERSPECTIVA DOS/AS MUSICOTERAPEUTAS E ALUNOS/AS SOBRE A RELAÇÃO TERAPÊUTICA: CENTRALIZADO NO SUJEITO.

Autores

  • Majori Machado Albuquerque Universidade Estadual do Paraná/Campus II Faculdade de artes do Paraná.
  • Sheila Maria Beggiato Universidade Estadual do Paraná/Campus II Faculdade de artes do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2021.14.1.4419

Resumo

RESUMO - A proposta deste estudo é refletir acerca da relação terapêutica no contexto musicoterapêutico e compreender como musicoterapeutas e estudantes de musicoterapia alicerçam e constroem um repertório de ações, intervenções e interações em processos musicoterapêuticos que estão se iniciando. Metodologicamente a pesquisa se constituiu em uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo, com a utilização de um questionário online. A Análise Temática de Braun e Clarke (2006) foi a fundamentação para a análise dos dados. Teoricamente o trabalho se sustentará com alguns aportes da abordagem humanista de Carl Roger e com autores da Musicoterapia, como Bruscia, Aigen, Brian Abrams e Barcellos. Os resultados indicam que a musicoterapia se constitui e se constrói dentro de uma relação terapêutica em cinco categorias que foram denominadas de CIPI: "C" , representa a temática Centrada no Sujeito; "I "representa a interatividade; "P" a proficiência e "I" ia integralidade. A função do/a musicoterapeuta é a mediação a partir das experiências musicais, ajudando o participante a alcançar as possibilidades de mudanças desejadas.

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Biografia do Autor

Majori Machado Albuquerque, Universidade Estadual do Paraná/Campus II Faculdade de artes do Paraná.

Graduanda em Musicoterapia pela UNESPAR. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3707157399873429


Sheila Maria Beggiato, Universidade Estadual do Paraná/Campus II Faculdade de artes do Paraná

outoranda no Programa de Pós Graduação em Educação pela UFPR (2019). Mestre em Educação pela PUCPR (2006). Graduada em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná, atual UNESPAR (1988). Formação em Psicodrama Pedagógico pela Sociedade Paranaense de Psicodrama. Professora e Supervisora do Curso de Bacharelado em Musicoterapia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Curitiba II. Orientadora de trabalhos de Iniciação Cientí­fica da UNESPAR. Membro da Conselho Editorial da Revista Brasileira de Musicoterapia. Membro do grupo de pesquisa NEPIM - Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Membro de comissão cientí­fica em diversos eventos cientí­ficos na Área da musicoterapia e da música. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em MUSICOTERAPIA, atuando principalmente nos seguintes temas: Musicoterapia clí­nica e pesquisa, Formação de musicoterapeutas, Formação de professores musicoterapeutas, Musicoterapia e Saúde Mental. Ex-Secretária Geral da União Brasileira de Associações de Musicoterapia - UBAM. Ex-presidente da Associação de Musicoterapia do Paraná. Ex-editora-chefe da Revista Brasileira de Musicoterapia (UBAM).

CV: http://lattes.cnpq.br/1731908722522643

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Publicado

2023-05-24