MUSICOTERAPIA NA INTERAÇÃO SOCIAL DE PESSOAS COM TEA: estudo de revisão

Autores

  • Kelly Dantas dos Santos Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Eliamar Aparecida de Barros Fleury Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2016.7.2.1754

Resumo

A Classificação Diagnóstica do Transtorno do Espectro Autista (TEA) de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatí­stico dos Transtornos Mentais (DSM), em sua quinta edição abrange um conjunto de patologias com caracterí­sticas comuns que outrora eram identificadas separadamente. O tratamento do TEA considera fatores como diferenças de idade, grau de comprometimento, comorbidades, situação familiar e social e saúde. As abordagens utilizadas devem contemplar as particularidades de cada caso, portanto, ocorre a inexistência de uma abordagem exclusiva no tratamento. No aspecto social das intervenções, as ações possuem uma perspectiva objetiva pautada no comportamento e outra subjetiva, que considera os processos afetivos e cognitivos subjacentes. A música em musicoterapia rompe barreiras que dificultam a comunicação e expressão de sentimentos do indiví­duo com TEA, podendo proporcionar a reintegração dessas pessoas por meio do possí­vel desenvolvimento de habilidades sociais. A partir desse conhecimento clí­nico e cientí­fico, o presente estudo de revisão, tem como objetivo abordar estudos sobre o TEA, interação social e habilidades sociais, associando-as à musicoterapia, como uma forma de tratamento a indiví­duos com esse diagnóstico. Este artigo é parte de um projeto de pesquisa cadastrada no Comitê de Ética em Pesquisa[1] na instituição de origem do estudo. Assim, espera-se trazer contribuições efetivas, em publicações futuras, sobre o tema abordado.

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Biografia do Autor

Kelly Dantas dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduanda do Curso de Bacharelado em Musicoterapia pela UFG.

Bachelor's Degree in Music Therapy from the Federal University of Goiás (UFG).

Eliamar Aparecida de Barros Fleury, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Eliamar Aparecida de Barros Fleury – Musicoterapeuta. Docente e Pesquisadora da Universidade Federal de Goiás. Professora efetiva do Curso de Graduação em Musicoterapia/UFG. Doutoranda - Programa Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Música. Licenciada em Música e Graduada em Piano/UFG. Membro do NEPAM - Núcleo de Estudos Pesquisa e Atendimentos em Musicoterapia.

Eliamar Aparecida de Barros Fleury - Music Therapist. Professor and Researcher at the Federal University of Goiás. Effective professor of the Music Therapy / UFG Undergraduate Program. PhD student - Health Sciences Program of the Federal University of Goiás. Master in Music. Graduated in Music and Graduated in Piano / UFG. Member of NEPAM - Nucleus of Research and Assistance in Music Therapy.

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Publicado

2016-12-01

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Artigos