História e perspectiva do forró no norte do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2023.19.2.8465Palavras-chave:
Forró Pé de Serra, Forró Roots, Estilo ItaúnasResumo
O Forró Pé de Serra foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro em 2021 e tem sua origem localizada no nordeste. Apesar de uma origem bem delineada, seu desenvolvimento teve grande participação também da região sudeste nos séculos XX e XXI, transformando o tradicional jeito de dançar dois pra lá, dois pra cá em uma grande variedade de movimentações. Como objetivo buscou-se compreender as características regionais do Forró no norte do Espírito Santo, relacionando com a história e características da região sudeste e de outras regiões do Brasil, a fim de abordar o tema Forró nas escolas locais, municipais e estaduais, de forma que consigamos preservar essa cultura forte do norte capixaba. A metodologia dessa pesquisa é qualitativa e foi utilizado como instrumento a revisão bibliográfica. Foram encontradas poucas pesquisas sobre o Forró no Espírito Santo, demonstrando uma necessidade de mais pesquisas na área através da oralidade dos brincantes e mestres do Forró Pé de Serra na região. Foi possível identificar ainda, que o Forró enquanto Dança tem evoluído bastante, e que um dos estilos mais dançados no sudeste, o Forró Roots, teve origem em Itaúnas, a partir da forma única de dançar dos nativos da região. Forma essa que foi sendo levada para outros estados do sudeste e sendo aperfeiçoada para o ensino nas escolas de Dança de Salão ou específicas de Forró.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vinicius da Silva Freitas, Camila Alves Honorio, Gleisson Leonardo Pereira, Manoela Ester Maia de Azevedo, Victória Werneck Franklin Mota, José Roberto Gonçalves de Abreu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




