O Cravo Brigou com a Rosa... E daí?
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2013.4.1.137Resumen
Este estudo pesquisou a percepção de 18 crianças, com idade entre 3 anos e 4 meses e 5 anos e 11 meses sobre o significado das canções infantis que fazem parte da cultura popular brasileira. Primeiramente foi realizado um levantamento, por meio de pesquisa na Internet, das músicas do Cancioneiro Folclórico Infantil Brasileiro mais presentes na atualidade. A partir dos dados obtidos as músicas foram analisadas em seu conteúdo, que vem sendo criticado por relatar fatos relacionados a temas que vão dos mais delicados aos mais agressivos. Posteriormente, as crianças foram entrevistadas a respeito do significado de cinco destas músicas. Os resultados da pesquisa de campo revelaram que nem sempre a atenção das crianças está voltada para o sentido das letras. Na maioria das vezes a melodia é que en-canta, sobrepondo-se ao significado por conta da combinação e repetição de sons com elementos musicais
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Pierângela Nota Simões

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




