INVESTIGANDO A ATENÇÃO COMPARTILHADA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM SESSÕES DE MUSICOTERAPIA
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2022.16.1.8189Palabras clave:
transtorno do espectro do autismo, atenção compartilhada, linguagem, musicoterapia, fonoaudiologiaResumen
Objetivo: Investigar ocorrências de atenção compartilhada de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) desencadeadas em sessões de musicoterapia. Método: A amostra foi composta por 31 crianças, de 2 a 8 anos, diagnosticadas com TEA e atendidas por equipe multidisciplinar. Para traçarmos o perfil inicial da criança aplicou-se a versão traduzida da escala Individualized Music Therapy Assessment Profile – IMTAP; para avaliação dos comportamentos não adaptativos utilizou-se o Autism Behavior Checklist – ABC e para avaliação das habilidades de linguagem, a ADL 2. Em seguida, foram filmadas sessões de musicoterapia e analisadas as ocorrências de atenção compartilhada e de pulso compartilhado por meio da ferramenta ELAN. Resultados: No IMTAP, todos os domínios mostraram-se deficitários, sendo os de musicalidade (16,7%), habilidades emocionais (31,5%) e habilidades cognitivas (36,4%) os de menores índices. Foram observadas 20,1 ocorrências de atenção compartilhada (dp=10,8) e 5,0 de pulso compartilhado (dp=1,37). Conclusão: As estratégias da musicoterapia que mais contribuíram para que as crianças compartilhassem a atenção foram as intervenções realizadas com instrumentos musicais ou com o canto. As ações utilizando o fazer musical (improvisar ou acompanhar canções) foram bastante favoráveis para o engajamento entre o musicoterapeuta e a criança.