MUSICOTERAPIA NO ATENDIMENTO DA PESSOA SURDA: UMA PRÁTICA POSSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2018.9.2.3419Palabras clave:
Musicoterapia, Pessoa Surda, Perda AuditivaResumen
Este artigo teve por objetivo investigar se e como ocorrem as práticas musicoterapêuticas com pessoas surdas. Para tal realizamos uma revisão integrativa, em que foram consultados recursos informacionais entre julho de 2008 e julho de 2018.Dos trabalhos selecionados foram extraídos dados e levantadas categorias de análise sobre a temática: Caracterização das pesquisas; Práticas musicoterapêuticas e/ou musicais e Proposições musicoterapêuticas e/ou musicais. Após análise, concluiu-se que a musicoterapia é uma prática possível para esse público e pôde-se demonstrar como ela ocorreu nos trabalhos selecionados para essa revisão. As autoras constataram a necessidade de enfatizar a utilização da vibração, do apoio visual e da língua de sinais com o público-alvo. Além da importância de valorizar a cultura surda, fortalecer os vínculos familiares e de se estabelecer objetivos terapêuticos que visem possibilitar experiências musicais prazerosas e significativas em que o foco da "normalização" seja minimizado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Thabata Moraes Silva, Noemi Nascimento Ansay

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




