MUSICOTERAPIA COM DOCENTES. RECONHECENDO A MUSICALIDADE DIRECIONADA À COMUNIDADE

Autores/as

  • Veronica Restrepo

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2017.8.2.2056

Palabras clave:

Musicoterapia social comunitária, Docentes, Cotifiáfonos, Saúde

Resumen

Os docentes são agentes de mudanças sociais, são educadores e guias das futuras gerações de um paí­s. São pessoas que apresentam grandes í­ndices de estresse e outras dificuldades como com os materiais didáticos, recursos e outras estratégias de ensino.Uma das estratégias que a secretaria de educação de Medelin busca, em conjunto com oMOVA, centro de inovação do professor, é cuidar de seus docentes a partir de diferentes linhas de ação, tendo em conta que o desenvolvimento pessoal é uma aspecto importante do ser humano. Aqui­ é que entra a oficina de musicoterapia como estratégia para a formação integral dos docentes. A oficina de musicoterapia oportunizou, aos docentes, no ano de2015, um espaço para reconhecer suas habilidades, capacidades, emoções, pensamentos; para compartilhar sonoridades próprias e coletivas. Um espaço para relaxar e melhorar sua qualidade vida e seu fazer profissional; de escuta de si mesmo, de expressão de emoções, ideias e pensamentos. Um lugar onde tomaram consciência de seus mecanismos de resiliência para continuar com seus trabalhos de cuidadores e educadores.

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Publicado

2017-12-01