COMO SUPORTAR A AUTONOMIA?
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2017.8.1.1963Palabras clave:
Autonomia, CAPS, EsquizoceniaResumen
O Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II - Ponta do Coral) faz parte da rede substitutiva estabelecida pela reforma psiquiátrica e atende adultos da região deFlorianópolis. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, esse equipamento tem como objetivo "evitar as (re)internações psiquiátricas e promover a ressocialização e a cidadania das pessoas que atende" . O processo de reabilitação social deve ser capaz de estimular a produção de autonomia, com vistas a possibilitar às pessoas em sofrimento psíquico fazerem parte do processo de trocas sociais. Nesse sentido a produção de autonomia dos sujeitos com transtorno mental adquire um papel central no processo de inclusão social dessas pessoas, visto que a autonomia tem uma representação imediata da liberdade humana e um valor que o qualifica e caracteriza enquanto indivíduo. O presente trabalho busca refletir sobre algumas implicações da produção de autonomia com usuários do CAPS II, considerando as contribuições da esquizocenia como uma abordagem artística e terapêutica através de relatos de experiência.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Marcelo F. Bruniere, Matheus Mattos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




