PROGRAMA PILOTO DE MUSICOTERAPIA PARA FAVORECER O ENFRENTAMENTO DE SITUAÇÕES DIFÍCEIS EM VIRTUDE DO PROJETO DE VIDA DE ADOLESCENTES VÍTIMAS DE CONFLITO ARMADO COLOMBIANO
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2017.8.1.1962Palabras clave:
Musicoterapia, Adolescentes vítimas de violencia, Enfrentamento, Projeto de vida, ReparaçãoResumen
A violencia na Colombia tem se extendido por proximadamente setenta anos,deixando milhões de vítimas inocentes. Diversas instituições, tanto a nível nacional comointernacional, reúnem esforços buscando cessar com os conflitos e a reparação integraldos mártires. A Musicoterapia, desde seu nascimento e através de sua evolução, vem apresentando um desenvolvimento a favor da solução desse tipo de problemática; estetrabalho instigou o desenvolvimento de um programa de Musicotearpia para contribuir narepação psicossocial de adolescentes vítimas da violencia da Colômbia. Utilizando ummodelo de investigação mista, em uma intervenção breve (a qual durou dezoito dias), com dois grupos e um caso individual, por meio dos quatro métodos principais da Musicoterapia.Dentro dos resultados obtidos, observa-se que a Musicoterapia favorece o enfrentamentode situações difíceis, por meio do desenvolvimento de habilidades de enfrentamentocomo o manejo da respiração, os pensamentos positivos em momentos de dificuldade,a dosificação e exteriorização dos sentimentos negativos, favorece também a projeçãode expectativas sobre o futuro, mediante a visualização de aspirações e metas que oadolescente programa, tanto no nível pessoal como profissional; entendendo, por sua vez,que o enfrentamento de situações difíceis é determinante para o estabelecimento do projetode vida. Concluindo que, a Musicoterapia pode contribuir para a reparação integral, desde oaspecto psicossocial, convertendo-se em uma alternativa adequada para atender aos e as adolescentes vítimas da violencia na Colômbia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Andrés Felipe Salgado Vasco

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




