Trocas Afetivas e Psicossociais em Musicoterapia: grupos no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2011.2.1.178Resumen
Com base em conceitos advindos da reforma psiquiátrica e da musicoterapia social, o presente trabalho investigou e descreveu as trocas afetivas e psicossociais geradas no decorrer de interações sonoro-musicais de dois grupos musicoterapêuticos atendidos em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas-CAPS AD. Na pesquisa, de caráter qualitativo, foram utilizadas técnicas para sistematizar temas emergentes de relatórios musicoterapêuticos referentes aos processos de ambos os grupos. Os temas recorrentes foram agrupados em quadros que mostraram as diferentes formas de expressão dos grupos quando estes interagiram por meio da música. A análise dos quadros revelou que as atividades musicoterapêuticas vivenciadas pelos grupos construíram-se em situações sociais, que possibilitaram relações psicoafetivas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Leonardo Nascimento Cardoso, Rosemyriam Ribeiro dos Santos Cunha

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




