Musicoterapia Crioula: estudo dos elementos caracterí­sticos da brincadeira de roda de Tambor de Crioula em práticas musicoterápicas

Autores/as

  • Ângelo Teixeira Passos UNESPAR - Campus de Curitiba II
  • Sidinalva Wawzyniak UNESPAR - Campus de Curitiba II

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2015.6.2.1266

Resumen

Os estudos das práticas musicoterapêuticas com manifestações culturais por meio da condução de ritmos estruturados, já se constitui num modelo aplicado e aceito nos mais variados segmentos da área da saúde. O tocar, cantar, dançar e compartilhar são elementos do Tambor de Crioula e de interesse da Musicoterapia Social, caracterizada por ações centradas em promoção e produção de saúde. Este estudo foi construí­do a partir de uma revisão bibliográfica em que foi levada em consideração a literatura que abordava elementos teóricos e metodológicos da Musicoterapia e da Manifestação Popular, tomando como base de análise a Antropologia. Uma pesquisa de campo, feita durante os dois últimos anos, em que foi privilegiada a observação participante e entrevistas estruturadas a partir da temática de estudo, também foi apresentada. Estes dois momentos da pesquisa possibilitaram a articulação entre os elementos constitutivo do Tambor de Crioula que se relacionavam com a prática musicoterápica. No contexto da Musicoterapia a cultura em geral, ou a cultura popular pode ser considerada um terreno fértil para pesquisa e construção de novos conhecimentos.
Palavras-chave - Musicoterapia Social. Tambor de Crioula. Manifestação Cultural.

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Biografía del autor/a

Ângelo Teixeira Passos, UNESPAR - Campus de Curitiba II

Bacharelando do curso de Musicoterapia na UNESPAR, Curitiba Campus II, Faculdade de Artes do Paraná.

Sidinalva Wawzyniak, UNESPAR - Campus de Curitiba II

Orientadora e Docente da Faculdade de Artes do Paraná; Graduada em Ciências Sociais, pela UFPR (1989), mestrado em Antropologia Social, pela UFSC (1995) e doutorado em História, pela UFPR (2004).

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Recebido em: 25/04/2016

Aceito em: 15/07/2016

Publicado

2015-12-01