Editorial
Resumen
E D I T O R I A L
Apresentamos aos leitores o número dois do sexto volume da Revista
InCantare, que pertence ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em
Musicoterapia da Universidade Estadual do Paraná. Com uma valiosa contribuiçãoaos estudiosos e interessados em musicoterapia, música, educação, saúde e política, desejamos que proporcione refl exões e discussões aos grupos de pesquisa.
Como a revista é resultado de um trabalho coletivo, agradecemos a todo conselho editorial.Para começar, apresentamos o artigo Narrativa da história de vida de umaMusicoterapeuta precursora da profi ssão no Brasil: além do musicoterapeuta,entrevista de campo extraída da dissertação de mestrado intitulada Além doMusicoterapeuta, deDiego A. Godoy que teve por objetivo compreender aconstituição e o desenvolvimento da identidade profi ssional do Musicoterapeuta.Em seguida, o artigo Meritocracias musicais: critérios de qualifi cação ética eestética da música popular no Brasil (1880-1920), do Joêzer Mendonça apresentaexpressões da cultura musical popular na segunda metade do século XIX, alémde uma investigação sobre critérios de desqualifi cação estética e as tentativas derebaixamento ético.
Após, o artigo Neurociência cognitiva: uma parceria de ensino com a Escola
Inclusiva, dos autores Carlos Mosquera, Lorena Barolo, Gastão Luz e Mariana
Arruda, discute as possibilidades da neurociência cognitiva colaborar com a EscolaInclusiva, em especial com o aluno defi ciente visual.
Érica Dias Gomes, apresenta seu artigo Aprendendo a Ensinar Música:
refl exões sobre o início da carreira, com o objetivo de apresentar confl itos, dúvidase tensões de um recém-formado em música.
Na sequência, Anita Helena Schlesener, apresenta seu artigo Arte e política:
breves considerações sobre as leituras de Trotski e de Gramsci sobre o futurismo,com o objetivo de explicitar a relação entre arte e política, no contexto do marxismo,a partir das observações de Leon Trotski e Antonio Gramsci. Uma resenha do livro Ratoeira: música de tradição oral e identidade culturaldo Rodrigo Moreira da Silva, realizada pela Musicoterapeuta Andressa Dias, finalizaeste número de nossa publicação.
Boa leitura,
Mariana Lacerda Arruda