CONSTRUÇÕES SONORAS: A ESPACIALIZAÇÃO DO SOM NA ARTE DE PAULO NENFLIDIO
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2016.7.1.1126Resumen
Este estudo propõe um olhar sobre as obras do artista Paulo Nenflidio, a começar pela obra intitulada Música dos ventos, que serve como interface para fazer a conexão entre o homem e o lugar por meio do som. O estudo ainda investiga como as obras do autor trazem uma linha de pensamento que passeia entre a arte e a ciência, tornando-o assim um artista híbrido, especialmente a partir da noção de campo expandido, de Rosalind Krauss. A pesquisa traz o estudo das interfaces da obra entre som e espaço e adentra no universo do artista, que além de ter formação em Artes Visuais, dispõe também de conhecimento em eletrônica. Traz também para a investigação outras obras de Paulo Nenflidio como artista visual e, mais precisamente, as obras sonoras nas quais a presença de seu conhecimento em eletrônica é evidente. Esta pesquisa justifica-se pela ausência de publicações científicas a respeito da obra do artista, assim como pela hipótese de uma leitura da obra de Nenflidio à luz de elementos teóricos e históricos relacionados à escultura no campo expandido proposto Rosalind Krauss, à paisagem sonora, conceito formulado por R. Murray Schafer, à arte cinética e à história dos autômatos.Descargas
Citas
BRANDíO, Angela. Anotações de estudo sobre a obra "Autonomia, limites e hibridização da arte". [s.n.], 2008.
HENRIQUE DIíRIO. Musica concreta & música eletrônica. 19 jun. 2010. Disponivel em: <http://henriquediario.blogspot.com.br/2010/06/musica-concreta-musica-eletronica.html>. Acesso em: 8 abr. 2016.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Gávea, Rio de Janeiro, nº 1, 1984.
LOSANO, Mario G. História dos autômatos: da Grécia í Belle Époque. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
NENFLIDIO, Paulo. Entrevista concedida a Luciana Brandão Granemann. São Bernardo do Campo, 3 fev. 2016.
______. Trabalhos do artista Paulo Nenflidio. Lugares sonoros (Teclado decafônico concreto). 1º ago. 2013a. Disponível em: <http://paulonenflidio.tumblr.com/post/57071884932/lugares-sonoros-teclado-decaf%C3%B4nico-concreto-ano>. Acesso em: 16 abr. 2016.
______. Trabalhos do artista Paulo Nenflidio. Música dos ventos. 1º ago. 2013b.
Disponível em: <http://paulonenflidio.tumblr.com/post/57070893478/m%C3%BAsica-dos-ventos-ano-2003-250x150x170cm>. Acesso em: 16 abr. 2016.
______. Trabalhos do artista Paulo Nenflidio. Teclado sísmico. 1º ago. 2013c. Disponível em: <http://paulonenflidio.tumblr.com/post/57072689615/teclado-s%C3%ADsmico-ano-2008-110x240x170cm-madeira>. Acesso em: 16 abr. 2016.
RUSSOLO, Luigi. A arte dos ruídos: manifesto futurista. [s.n.], 1913.
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente – a paisagem sonora. São Paulo: Ed. UNESP, 2001.
SILVA, Paula Carolina Neubauer da. A vocação construtiva na arte sul-americana: os cinéticos venezuelanos e os concretos paulistas. Disponível em: <http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/365325.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2016.
ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1978.