Primeira lei tonal: função harmônica nas óticas funcional e tradicional - um breve estudo comparativo
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2014.5.2.354Keywords:
Teoria musical, Harmonia tonal, Função harmônicaAbstract
A harmonia funcional, vertente da teoria harmônica divulgada no Brasil pelo compositor e professor Hans Joachim Koellreuter, obteve ampla difusão no meio acadêmico deste país e exerceu influência entre professores e estudantes de música. Atualmente, ao mesmo tempo em que tal influência ainda se faz notar de modo marcante no meio acadêmico musical brasileiro, percebe-se também alguma falta de precisão no emprego do termo harmonia funcional, tanto no que se refere à demarcação conceitual do termo quanto aos elementos que objetivamente o constituem enquanto sistema teórico. Pretende-se, com este breve estudo, realizar uma análise da primeira lei tonal apresentada por Koellreuter em seu livro Harmonia Funcional – introdução à teoria das funções harmônicas e Cyro Brisolla em Princípios de Harmonia Funcional, numa abordagem comparativa frente a manuais de harmonia considerados tradicionais. Desse modo, busca-se identificar aspectos que possam ser vistos como traços diferenciais da teoria da harmonia funcional.
Downloads
References
BRISOLLA, Cyro Monteiro. Princípios de harmonia funcional. São Paulo: Novas Metas, 1979.
CARVALHO, Any Raquel. Contraponto tonal e fuga: manual prático. Porto Alegre: Novak Multimedia, 2002.
CORRÊA, A. F. Estruturações harmônicas pós-tonais. São Paulo: editora Unesp, 2006.
HINDEMITH, P. Armonia tradicional. Buenos Aires: Ricordi, 1949.
KATER, Carlos. Hans Joachim Koellreutter e o Música Viva: movimentos em direção í modernidade. Belo Horizonte: Mimeo, 1991.
KOELLREUTER, Hans Joachim. Harmonia funcional: introdução í teoria das funções harmônicas. São Paulo: Ricordi, 1980.
KOSTKA, Stefan e PAYNE, Dorothy. Tonal Harmony with an Introduction to Twentieth Century Music. McGraw-Hill, 2000.
PISTON, Walter. Harmony. Nova Iorque: W.W. Norton and company, 1987.
PROUT, Ebenezer. Harmony its theory and practice. Londres: Augener LTD, 1903.
SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música – Edição Concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1994.
SALZER, Felix; SCHACHTER, Carl. Counterpoint in Composition. Nova Iorque: Columbia, 1989.
Recebido em: 15 de outubro de 2014
Aprovado em: 10 de dezembro de 2014