A MUSICOTERAPIA SOB UM OLHAR POLÍTICO: Reflexões a partir de entrevistas

Authors

  • Marina Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marina Freire Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2019.11.2.3435

Abstract

O fazer polí­tico de uma população está diretamente relacionado ao contexto no qual a polí­tica está inserida e as suas definições. Neste trabalho, conceituamos e refletimos sobre polí­ticas - como chamaremos o conjunto que inclui polí­tica, o fazer polí­tico, organização de classe, representação de classe e polí­ticas públicas - para discutir questões da profissão de Musicoterapia. Esta pesquisa surge por um sentimento de falta de pesquisas sobre essas questões, e tem como objetivo avaliar como musicoterapeutas e estudantes de Musicoterapia se relacionam com polí­tica e classe. Para isso, o presente trabalho utiliza de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com 10 estudantes e profissionais de Musicoterapia, gravadas em áudio, transcritas e analisadas individualmente, fundamentando-se na pesquisa qualitativa. As análises foram realizadas com uma divisão pelos temas: (a) Polí­tica; (b) Organização e Discussão de Classe e Polí­tica em Musicoterapia; (c) Polí­ticas Públicas e Musicoterapia; (d) Regulamentação da Musicoterapia; (e) Órgãos de representação de Classe em Musicoterapia. As respostas são discutidas sob a ótica dos conceitos de polí­ticas que fundamentam o trabalho e, ao longo das análises, foi observado pouco conhecimento sobre os temas citados e pouco diálogo entre a classe. Isso demonstrou que a Musicoterapia ainda tem um longo caminho polí­tico no que diz respeito a temas sobre a profissão, necessitando de mais estudos nessa área.

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Author Biographies

Marina Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Bacharelado em Música Habilitação em Musicoterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2019). http://lattes.cnpq.br/1107046059340390.

Marina Freire, Universidade Federal de Minas Gerais

Orientadora do trabalho. Musicoterapeuta, professora assistente do Bacharelado em Música Habilitação Musicoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Música (2019) e Mestre em Neurociências (2014) pela mesma universidade. Bacharel em Musicoterapia (2007) pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). http://lattes.cnpq.br/1301269894536856

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Published

2020-08-18