Musicoterapia com Trabalhadores: uma visão fenomenológica das publicações brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2011.2.1.179Abstract
Este artigo abrange uma pesquisa bibliográfica, que teve como objetivo a reflexão, a partir das obras publicadas por musicoterapeutas brasileiros, sobre o trabalho e os enfoques da Musicoterapia com trabalhadores nos mais diversos contextos laborais. Treze trabalhos foram lidos e refletidos sob uma perspectiva fenomenológica -abordando o fenômeno na forma em que ele se apresenta. Observou-se então que as pesquisas são norteadas por três aspectos principais. O primeiro diz respeito à abordagem teórica: Musicoterapia Organizacional, Musicoterapia Institucional e Abordagem Esquizoanalítica. O segundo engloba duas diferentes orientações, a salutogênica e a patogênica. Finalmente, o terceiro refere-se aos objetivos relacionados à saúde: promoção e a produção de saúde, bem como a prevenção de doenças.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Natalia Farias Baleroni, Lydio Roberto Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




