O Cravo Brigou com a Rosa... E daí?
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2013.4.1.137Abstract
Este estudo pesquisou a percepção de 18 crianças, com idade entre 3 anos e 4 meses e 5 anos e 11 meses sobre o significado das canções infantis que fazem parte da cultura popular brasileira. Primeiramente foi realizado um levantamento, por meio de pesquisa na Internet, das músicas do Cancioneiro Folclórico Infantil Brasileiro mais presentes na atualidade. A partir dos dados obtidos as músicas foram analisadas em seu conteúdo, que vem sendo criticado por relatar fatos relacionados a temas que vão dos mais delicados aos mais agressivos. Posteriormente, as crianças foram entrevistadas a respeito do significado de cinco destas músicas. Os resultados da pesquisa de campo revelaram que nem sempre a atenção das crianças está voltada para o sentido das letras. Na maioria das vezes a melodia é que en-canta, sobrepondo-se ao significado por conta da combinação e repetição de sons com elementos musicais