Comunicação Suplementar e Alternativa

Saberes e práticas dos professores no atendimento de estudantes autistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.9741

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Comunicação Suplementar e Alternativa, Ensino, Aprendizagem

Resumo

A presente pesquisa tem como foco propor estratégias que mitiguem as barreiras comunicacionais enfrentadas por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbais, como sujeitos de direito da educação inclusiva, por meio das ferramentas de Comunicação Suplementar e Alternativa. Buscou-se por meio desta pesquisa, investigar qual o conhecimento que os professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas públicas municipais de Umuarama-PR possuem quanto ao uso de recursos de comunicação suplementar e alternativa no desenvolvimento da aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista. Trata-se de uma pesquisa exploratória com etapa de pesquisa de campo, com abordagens de cunho qualitativo, partindo da disponibilização de um questionário para as 23 professoras especialistas que expressaram seus conhecimentos acerca dos temas: Tecnologia Assistiva; Atendimento educacional de estudantes com TEA; Comunicação Suplementar e Alternativa como ferramenta de trabalho pedagógico. Os resultados identificados foram analisados e discorridos na pesquisa por meio da análise de dados de Minayo (2001), e a partir deles, foi possível disponibilizar um recurso digital para ampliar os conhecimentos das professoras, quanto às ferramentas disponíveis para o atendimento educacional em sala de recurso multifuncional para estudantes autistas não verbais. Todas as possibilidades metodológicas desta pesquisa, buscaram encontrar formas de proporcionar aos estudantes com TEA uma melhor convivência no âmbito escolar, de forma que contribua para seu desenvolvimento e socialização com seus pares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Karla da Silva Mantovi, Prefeitura Municipal de Umuarama-Paraná

Mestra em Educação Inclusiva pelo Programa de Mestrado Profissional - PROFEI - UNESPAR. MBA em Gestão Pública e Inovação pela UNICENTRO. Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Eficaz. Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atua como coordenadora educacional da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Umuarama-Paraná. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade - GPED

Eromi Izabel Hummel, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus Marília. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialização em Novas Mídias Rádio e TV . Graduada em Pedagogia e Administração. Professora aposentada na educação básica e assessora pedagógica em tecnologia assistiva pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina , no período de 1986 a 2019. Professora Associada no Colegiado de Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade do Estadual do Paraná - Campus Apucarana. Vice-coordenadora do PROFEI. Vice-coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NESPI). Coordenadora do Curso de Licenciatura Educação Especial e Inclusiva. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade - GPEP / Linha da Educação Especial e Inclusiva: da formação a prática pedagógica docente. Atuando nos seguintes temas: Formação de professores para Educação Especial no contexto da educação inclusiva; Tecnologias educacionais; Tecnologia assistiva e Desenho Universal de Aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-11-21