Comunicação Suplementar e Alternativa
Saberes e práticas dos professores no atendimento de estudantes autistas
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.9741Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Comunicação Suplementar e Alternativa, Ensino, AprendizagemResumo
A presente pesquisa tem como foco propor estratégias que mitiguem as barreiras comunicacionais enfrentadas por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbais, como sujeitos de direito da educação inclusiva, por meio das ferramentas de Comunicação Suplementar e Alternativa. Buscou-se por meio desta pesquisa, investigar qual o conhecimento que os professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas públicas municipais de Umuarama-PR possuem quanto ao uso de recursos de comunicação suplementar e alternativa no desenvolvimento da aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista. Trata-se de uma pesquisa exploratória com etapa de pesquisa de campo, com abordagens de cunho qualitativo, partindo da disponibilização de um questionário para as 23 professoras especialistas que expressaram seus conhecimentos acerca dos temas: Tecnologia Assistiva; Atendimento educacional de estudantes com TEA; Comunicação Suplementar e Alternativa como ferramenta de trabalho pedagógico. Os resultados identificados foram analisados e discorridos na pesquisa por meio da análise de dados de Minayo (2001), e a partir deles, foi possível disponibilizar um recurso digital para ampliar os conhecimentos das professoras, quanto às ferramentas disponíveis para o atendimento educacional em sala de recurso multifuncional para estudantes autistas não verbais. Todas as possibilidades metodológicas desta pesquisa, buscaram encontrar formas de proporcionar aos estudantes com TEA uma melhor convivência no âmbito escolar, de forma que contribua para seu desenvolvimento e socialização com seus pares.
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