Musicoterapia e Dependência Química
relato de experiência em um CERSAM AD em Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2023.19.2.9444Palavras-chave:
Musicoterapia, Transtornos Relacionados ao uso de substâncias, Saúde mental, EnsinoResumo
Os estágios realizados por estudantes do curso de Musicoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com os Centros de Referência em Saúde Mental - CERSAM ocorrem desde o ano de 2017 e, após a sua implantação, houve aumento de unidades atendidas e número de alunos e professores participantes relacionados a estes locais. O presente estudo se trata de um relato de experiência de onze atendimentos realizados em 2023 no CERSAM AD, aparelho voltado ao atendimento a pessoas com dependência química, similar aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), apresentando, além do relato da experiência clínica, uma discussão sobre a formação do musicoterapeuta de maneira crítica, atenta e apontando, também, dificuldades relacionadas aos atendimentos abertos e rotativos em saúde mental.