Musicoterapia e Dependência Química

relato de experiência em um CERSAM AD em Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2023.19.2.9444

Palavras-chave:

Musicoterapia, Transtornos Relacionados ao uso de substâncias, Saúde mental, Ensino

Resumo

Os estágios realizados por estudantes do curso de Musicoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com os Centros de Referência em Saúde Mental - CERSAM ocorrem desde o ano de 2017 e, após a sua implantação, houve aumento de unidades atendidas e número de alunos e professores participantes relacionados a estes locais. O presente estudo se trata de um relato de experiência de onze atendimentos realizados em 2023 no CERSAM AD, aparelho voltado ao atendimento a pessoas com dependência química, similar aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), apresentando, além do relato da experiência clínica, uma discussão sobre a formação do musicoterapeuta de maneira crítica, atenta e apontando, também, dificuldades relacionadas aos atendimentos abertos e rotativos em saúde mental.

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Biografia do Autor

Ivan Moriá Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Música (UFMG), mestre em Neurociências (UFMG), bacharel em Musicoterapia (UFMG). 

Frederico Gonçalves Pedrosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente do curso de Musicoterapia na UFMG. Doutor (UFMG) e mestre (UFPR) em Música, bacharel em Musicoterapia (UNESPAR/FAP).

Pâmela Cristina Ramos, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Musicoterapia (UFMG)

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Publicado

2024-10-22