O papel da terapia ocupacional e da musicoterapia no contexto escolar

estudo de campo com professores de ensino infantil e fundamental em Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2023.19.2.9167

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Musicoterapia, Escola, Inclusão Social, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente estudo busca investigar o cenário da atuação da Terapia Ocupacional e da Musicoterapia no contexto escolar da cidade de Belo Horizonte através de uma pesquisa exploratória realizada por meio de entrevistas. Para tanto, foi desenvolvido um formulário online, a ser respondido por professores do ensino infantil e fundamental. Foram selecionadas aleatoriamente 134 escolas, de ensino público e particular, contactadas através de ligação por telefone. A comunicação com os professores e divulgação da pesquisa ficou a cargo das escolas interessadas. Ao todo, foram obtidas e analisadas 56 entrevistas de 18 escolas diferentes. A partir dos resultados foi observado interesse dos professores sobre a participação destes profissionais na escola, bem como sua visão sobre as contribuições dessa atuação. No entanto, poucas instituições contam com esses profissionais no seu quadro de funcionários. As respostas foram analisadas e discutidas, apontando a necessidade de reforço da importância destas áreas para um ensino mais inclusivo e com melhores condições para os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Magalhães Rosário, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais.(2019) e Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Possui Especialização em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual pelo CBI of Miami (2024), Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação com especificidade em Educação Especial pela Faculdade Internacional de Curitiba (2005), Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2004), Bacharelado em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2003) e Curso Técnico de Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música (1997). É Professora Adjunta do Bacharelado em Música- habilitação em Musicoterapia da UFMG, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG, membro da Comissão de Pesquisa da UBAM, membro da comissão Brazilian Journal of Music Therapy da UBAM e membro do Corpo Editorial da Revista Per Musi. Tem experiência na área de musicoterapia, educação musical, educação especial e construção de instrumentos de avaliação.

Rebeca Cunha de Oliveira , Universidade Federal de Minhas Gerais

Rebeca Cunha de Oliveira é Bacharel em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

João Guilhermo Rios Pimenta Fernandes , Universidade Federal de Minas Gerais

João Guilhermo Rios Pimenta Fernandes é Bacharel em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2024-10-22