Os jogos e a Libras no ensino de matemática: uma prática visando à aprendizagem de alunos surdos e ouvintes
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.8796Palavras-chave:
Educação, Educação Matemática, Educação Inclusiva, Alunos Surdos, JogosResumo
Nesta pesquisa, foi investigado o processo de inclusão de recursos pedagógicos no ensino de matemática na educação básica, por meio de uma proposta didática vivenciada na Escola Estadual Modelo em Araguaína/TO. Essa proposta envolveu o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de um jogo desenvolvido pelos autores, denominado de “Roleta da Aprendizagem”. Com isso, objetivou-se viabilizar o ensino das quatro operações fundamentais da aritmética, utilizando jogos e a Libras, tanto para alunos surdos quanto ouvintes do Ensino Fundamental. Parte da abordagem metodológica consistiu em uma pesquisa bibliográfica, que permitiu um diálogo sobre o processo de inserção de materiais didáticos e da Libras no ensino de matemática. Os resultados obtidos revelaram a viabilidade de aplicação da proposta didática e a flexibilidade dos conteúdos que o jogo conseguiu abranger. Além disso, constatou-se que o uso da Libras promoveu uma interação e inclusão efetiva entre os estudantes, contribuindo significativamente para o processo educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Matheus Costa Amorim, Rogerio dos Santos Carneiro, Raylson dos Santos Carneiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.