Relações de mulheres negras com o atendimento educacional especializado sob o olhar de uma professora de apoio
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8795Palavras-chave:
Educação Básica, Pedagogia Feminista Negra, Professora de apoioResumo
Este artigo visa identificar, sob a ótica da Pedagogia Feminista Negra, as nuances e desafios presentes em minhas experiências como graduanda em História, mulher negra e professora de apoio de uma professora baixa visão na Educação Básica, no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Exploro como as intersecções entre raça, gênero e deficiência moldam e influenciam minha atuação nesse cenário educacional complexo. Utilizando uma abordagem (auto)biográfica como professora de apoio, busco aprofundar a compreensão das dinâmicas envolvidas nesse papel, evidenciando que suas atribuições estão em constante processo de desenvolvimento e definição. Destaco, assim, a importância da Pedagogia Feminista Negra como uma ferramenta essencial não apenas para orientar as práticas dentro do AEE, mas também para enriquecer e informar outras abordagens pedagógicas adotadas na escola pública. Ao promover uma educação mais inclusiva e sensível às múltiplas identidades e vivências dos alunos, essa perspectiva pedagógica contribui significativamente para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
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