Relações de mulheres negras com o atendimento educacional especializado sob o olhar de uma professora de apoio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8795

Palavras-chave:

Educação Básica, Pedagogia Feminista Negra, Professora de apoio

Resumo

Este artigo visa identificar, sob a ótica da Pedagogia Feminista Negra, as nuances e desafios presentes em minhas experiências como graduanda em História, mulher negra e professora de apoio de uma professora baixa visão na Educação Básica, no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Exploro como as intersecções entre raça, gênero e deficiência moldam e influenciam minha atuação nesse cenário educacional complexo. Utilizando uma abordagem (auto)biográfica como professora de apoio, busco aprofundar a compreensão das dinâmicas envolvidas nesse papel, evidenciando que suas atribuições estão em constante processo de desenvolvimento e definição. Destaco, assim, a importância da Pedagogia Feminista Negra como uma ferramenta essencial não apenas para orientar as práticas dentro do AEE, mas também para enriquecer e informar outras abordagens pedagógicas adotadas na escola pública. Ao promover uma educação mais inclusiva e sensível às múltiplas identidades e vivências dos alunos, essa perspectiva pedagógica contribui significativamente para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriellen Santos Aragão, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Cursando Licenciatura em História na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq vinculada ao projeto SER TÃO FORTE: Desenvolvimento Territorial Sustentável (CNPq/MDA/SPM-PR N 11/2014 - Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial - NEDET) com pesquisa intitulada "Por uma cultura histórica do poder popular: Núcleo CNMO Sisal".  Também é artista visual, com arte que reflete os cotidianos populares em ilustrações de cores vibrantes através do desenho digital e de técnicas em aquarela e guache. Em 2023 realizou uma oficina intitulada Aquarela de Si na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem feito contribuições em Feira de Santana por meio de intervenções artísticas, como no projeto Arte na Avenida em 2020, 2021 e 2023. Participou das exposições coletivas: Encruzilhadas do Sertão (Centro Universitário de Cultura e arte - CUCA, 2022); OcupAção (Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira - MAC Feira, 2022); Conexão (CUCA, 2023); Viva São João (MAC Feira, 2023); Infinito Particular: sensibilidades pretas (UEFS, 2023); Feira dos meus olhos dágua (MACFeira,2023).

Cristina de Araújo Ramos Reis, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Professora AEE/EBTT no Instituto Federal da Bahia. Pessoa Baixa Visão, possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Magistério para Deficientes Mentais na UNIMEP (2001), Especialização em Educação inclusiva na IAESB (2009); Especialização em LIBRAS UNYAHNA (2010); Especialização em Educação Especial: Formação continuada de Prof. em AEE, UFC (2011). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental - UTIC (2013). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2018). Doutoranda no programa de doutorado em difusão do conhecimento (DMMDC) UFBA (2021). Atuou como professora visitante na Universidade do Estado da Bahia, campus XVII (2008 - 2012) e substituta no campus VIII (2014- 2018), nas áreas de Educação Especial: Língua Brasileira de Sinais e Educação Inclusiva. Autora dos livros "A Baixa Visão no meu caminho" (2015) e "Docência na Educação Superior: cego e baixa visão - múltiplos olhares" (2019). Membro do grupo de pesquisa REDPECT sob orientação da Prof Dra Maria Inês Correa e do grupo de pesquisa Educid sob a coordenação da prof Claudia Paranhos; e do grupo de pesquisa GA&A sob coordenação Sandra Rosa.

Maria Inês Corrêa Marques, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Departamento de Educação II da Faculdade de Educação (FACED), professora permanente do Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC). Graduada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado e Doutorado na Universidade Federal da Bahia, em ensino de História e História da Educação Superior, respectivamente. Realizou dois estágios de pós doutoramento o primeiro pela Universidade de Valladolid, Espanha, tratando a internacionalização da educação superior europeia. O segundo, pela Universidade do Estado da Bahia, no campo da pesquisa (auto) biográfica, memória e história, ao fim do qual produziu tese para progressão para a classe de titular. Desenvolve projeto de formação pedagógica de professores de História pela pesquisa-formação, em escolas públicas estaduais de Salvador, e de Educação em Direitos Humanos. Orienta e leciona temáticas ligadas ao ensino de História, à difusão e gestão do conhecimento, metodologia da pesquisa, análise sociocognitiva, criatividade, metodologia projetual transdisciplinar de ensino e pesquisa. É pesquisadora, líder do Grupo de Pesquisa em Conhecimento e Tecnologias - REDPECT; que reúne egressos e orientandos com pesquisas em difusão do conhecimento, educação, economia criativa, economia solidária, territórios de desenvolvimento socioeconômico. Assessora a Faculdade de Educação para Assuntos Internacionais e para Assuntos de Direitos Humanos. Criou e coordena os projetos DMMDC UFBA Capes Print.

Downloads

Publicado

2024-09-05