Formação docente
o uso das tecnologias digitais em uma perspectiva inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8785Palavras-chave:
Tecnologia Digital, Formação de Professores, InclusãoResumo
Este trabalho contribuiu na propositura da pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual do Paraná. Tal investigação apresentou como objetivo analisar as potencialidades, os desafios e possibilidades do uso das Tecnologias Digitais como recursos facilitadores da aprendizagem dos sujeitos de direito. Especificamente buscou-se evidenciar a formação continuada para o processo de imersão das possibilidades tecnológicas e uso destes recursos de forma inclusiva. Questiona-se: como a formação continuada pode contribuir para o uso das tecnologias digitais de forma inclusiva? O aporte teórico que respaldou toda análise crítica da temática proposta utilizou-se do rigor qualitativo, de cunho bibliográfico, em obras de autores que abordam a questão como Lemos (2003); Oliveira e Silva (2022); Castro, Mill e Costa (2022), Mendes (2010), entre outros do campo da formação continuada e o uso das Tecnologias Digitais para uma educação inclusiva. Os resultados preliminares indicaram relevância de formação continuada adequada às necessidades concretas do espaço educativo, que respaldam a prática docente para o uso das tecnologias digitais como estratégia inclusiva.
Palavras-chave: Tecnologia Digital. Formação Continuada. Inclusão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Janaíne Gonçalves de Oliveira, Josiele Regiane Grossklaus Senff, Sandra Salete de Camargo Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




