Formação docente
o uso das tecnologias digitais em uma perspectiva inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8785Palabras clave:
Tecnologia Digital, Formação de Professores, InclusãoResumen
Este trabalho contribuiu na propositura da pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual do Paraná. Tal investigação apresentou como objetivo analisar as potencialidades, os desafios e possibilidades do uso das Tecnologias Digitais como recursos facilitadores da aprendizagem dos sujeitos de direito. Especificamente buscou-se evidenciar a formação continuada para o processo de imersão das possibilidades tecnológicas e uso destes recursos de forma inclusiva. Questiona-se: como a formação continuada pode contribuir para o uso das tecnologias digitais de forma inclusiva? O aporte teórico que respaldou toda análise crítica da temática proposta utilizou-se do rigor qualitativo, de cunho bibliográfico, em obras de autores que abordam a questão como Lemos (2003); Oliveira e Silva (2022); Castro, Mill e Costa (2022), Mendes (2010), entre outros do campo da formação continuada e o uso das Tecnologias Digitais para uma educação inclusiva. Os resultados preliminares indicaram relevância de formação continuada adequada às necessidades concretas do espaço educativo, que respaldam a prática docente para o uso das tecnologias digitais como estratégia inclusiva.
Palavras-chave: Tecnologia Digital. Formação Continuada. Inclusão.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 InCantare

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




