Ansiedade matemática

contribuições de alguns estudos brasileiros

Autores

  • Ana Maria Antunes de Campos Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.8771

Palavras-chave:

Afeto, Cognição, Ansiedade Matemática, Educação Matemáticamática

Resumo

Aversão e medo à matemática é conhecida na literatura como ansiedade matemática, que é uma resposta comportamental negativa perante atividades que envolvam a matemática e que incidem no estado cognitivo, fisiológico e comportamental do estudante. Nesse sentido, este artigo procura analisar e discutir o que alguns estudos brasileiros relatam acerca da ansiedade matemática e para isso foi realizado um mapeamento das produções divulgadas nas bases de dados bibliográficas. Os critérios para seleção dos estudos foi a presença, no título, no resumo e nas palavras-chave, do descritor “ansiedade matemática e que tivessem o acesso aberto à publicação. Os resultados revelam que os estudos da ansiedade matemática estão sendo realizados no Brasil em áreas como a psicologia, neurociências e genética; e, grande parte, estão baseados em comportamento, domínios afetivos e cognitivos associados ao fenômeno da ansiedade matemática, fatores mais relacionados ao campo da Psicologia. Logo, se faz necessário levar os estudos também para o campo da Educação, principalmente a Educação Matemática, visto que são os professores que ensinam matemática que, muitas vezes, vão encontrar e sala de aula, estudantes com ansiedade matemática e que, por desconhecerem o tema, podem atribuir as dificuldades à falta de interesse e desmotivação, por parte do estudante.

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Publicado

2024-09-03