A união faz a força

implicações metodológicas do modelo de ensino colaborativo no apoio a inclusão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8648

Palavras-chave:

Ensino Colaborativo, Ensino Comum, Educação Especial, Inclusão Escolar

Resumo

O presente texto apresenta como objetivo analisar o modelo de ensino colaborativo como uma possibilidade metodológica para docentes do ensino comum e da educação especial no fomento a inclusão escolar. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa de natureza bibliográfica em que se utilizou um levantamento em diversas fontes de informação (impressa e online). A apreciação dos dados coletados foi possível por meio da técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a proposto do ensino colaborativo ainda é um ponto evidenciado nos discursos sobre a inclusão escolar, pois é relativamente pouco expressiva a parceria entre professores do ensino comum e da educação especial. Os textos analisados apontam ainda que o entendimento do conceito de ensino colaborativo ainda é pouco explorado no âmbito educacional por não se tratar tipicamente de uma proposta voltada apenas para a inclusão de alunos com deficiência na escola regular. No entanto, o seu princípio é considerado um elemento substancial para que a práticas inclusivas possam ser mais fortalecidas. Pode-se concluir que o ensino colaborativo é uma ação válida e importante para a inclusão escolar, pois estreita caminhos que há anos tem sido alargados pela exclusão. E, se constituiu como uma ação didática promissora para que a inclusão escolar ultrapasse o plano teórico e se faça real no plano concreto das escolas regulares de ensino.  

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Biografia do Autor

Luciana Botelho Santos, Professora da SEMED e SEDUC

Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral (CE). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão. Psicopedagoga pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora do AEE pela rede estadual e municipal de educação de São Luís (MA). E-mail: prof.luciana.jbs@gmail.com

Íris Porto, UEMA

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Psicologia pela Universidade CEUMA. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: porto.iris@gmail.com

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Publicado

2024-09-10