Capacitismo, eugenia e educação superior

como entender essa relação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8607

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Superior, Eugenia, Capacitismo

Resumo

A educação é um direito humano fundamental e assegurado no marco regulatório brasileiro. Porém, quando nos debruçamos nos estudos sobre a educação especial numa perspectiva inclusiva, percebe-se que, para o público-alvo da educação especial, o acesso, a permanência, a participação e aprendizagem, parece estar longe de alcançar o que propõe as diretrizes nacionais e declarações internacionais que discorrem sobre a temática. Neste sentido, objetivamos, através deste artigo, discutir capacitismo e eugenia e suas possíveis implicações na educação superior brasileira, tomando como base as vozes das próprias pessoas com deficiência, a partir de um recorte das falas presentes em publicações contidas em periódico de alto impacto que discute os estudos sobre a deficiência. Após uma cuidadosa análise dos discursos contidos nos artigos identificados, concluímos com o presente estudo, que o capacitismo e a eugenia guardam uma relação direta, corroborando numa série de entraves nos mais variados ambientes da sociedade, inclusive acadêmicos.

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Biografia do Autor

Andreza Vidal Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na linha Educação e Inclusão em Contextos Educacionais. Licenciada em Pedagogia com aprofundamento em Educação Especial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Seu interesse de pesquisa centra-se nas Políticas Educacionais de inclusão e acessibilidade para as estudantes com deficiência no ensino superior. Possui publicações em livros, revistas e eventos científicos relacionados aos temas: Capacitismo, Estudos Feministas e interseccionais da deficiência. Além disso, desenvolve ações que contemplam a inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior.

Jenipher Alyssa de Lima Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Letras Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFRN). Vice-diretora do Grupo de Estudos e Educação em Libras da Associação de Surdos de Natal (ASNAT). As principais áreas de pesquisa são: Libras; Língua Portuguesa como L2; Educação Bilíngue de Surdos; Formação de professores no contexto da educação bilíngue.

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Realizou estudos de Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Pará (UEPA) no contexto do PROCAD- Amazônia. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Centro de Educação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, ambos da UFRN.

Flavia Roldan Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Fonoaudióloga (UNIFOR), Pedagoga (Universidade Estácio de Sá), Licenciada em Biologia (UECE), Especialista em Libras (UNIASSELVI), Especialista em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN). Mestre em Educação (UECE), Doutora em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará - UFC) e Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) (UECE). É Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação, atuante nas licenciaturas de Pedagogia e Letras/Libras, na área de conhecimento Didática e prática de ensino em Libras e Língua portuguesa como L2 para surdos, e nos Programas de Pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEsp/UFRN), em que é coordenadora; no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) (IMD/UFRN) e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) (CE/UFRN). Participa do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GIIfE) da UFRN, fazendo parte do Projeto Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA - obama.imd.ufrn.br) no qual lidera o GT OBAMA Care (Componente de Acessibilidade e Responsividade). Membro da Membro da Comissão especial do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Associada na Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É membro do Conselho Científico da Revista Extensão Sociedade. É membro do Conselho Científico da Revista do Possidônio: periódico eletrônico do Campus Professor Possidônio Queiroz da Universidade Estadual do Piauí na cidade de Oeiras. Suas principais áreas de pesquisa e atuação são: Práticas pedagógicas inclusivas inovadoras; Formação docente no contexto da educação especial; Educação de surdos; e Acessibilidade comunicacional.

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Publicado

2024-09-05