O PAPEL DOS ASPECTOS COGNITIVOS NO CANTAR AFINADO
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2021.15.2.8162Palavras-chave:
Discriminação da Altura Tonal, Transtornos da Percepção Auditiva, Cognição, Memória, CantoResumo
Objetivo: investigar as contribuições da cognição musical quanto aos mecanismos processuais que estão envolvidos no processo da afinação vocal no canto. Métodos: a busca dos artigos foi realizado pelas seguintes bases de dados: Literatura Latino-americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletrônico Library Online (SCIELO) e MEDLINE/PUBMED, selecionando publicações dos últimos anos no período de 2017 a 2021 por meio de descritores relacionados às habilidades cognitivas e a desafinação. Revisao da Literatura: o baixo desempenho vocal no canto pode ser resultante de uma ou mais habilidades processuais da cognição musical que pode ser desde o déficit na percepção específica para a música (amusia) ou em outras habilidades de integração sensório-motora, memória e produção vocal. Conclusão: a literatura acerca deste tema ainda é bastante escassa, especialmente a nível nacional. Ressalta-se a importância de haver mais estudos brasileiros de modo a compreender esses processos para assim identificar as demandas e as possíveis estratégias de intervenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Michelle de Melo Ferreira, Ana Mirtes Silva Oliveira, Daniela Santos Luz, Giceli Soares do Carmo, Luciana Nascimento Bento de Oliveira, Marcus Vinicius Mariano Jayme, Scarlet Souza Lopes, Thalita Almeida Silva, Luciana Escanoela Zanato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




