A CANÇÃO DE APRESENTAÇÃO COMO UM RECURSO DE MUSICOTERAPIA NA SAÚDE MENTAL

Autores

  • Marcelo Rubens Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marina Horta Freire - Filiação institucional: Universidade Federal de Minas Gerais - Currí­culo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1301269894536856 - E-mail: marinahf@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2018.9.1.2116

Resumo

A música é uma ferramenta que tem o potencial de proporcionar ao ser humano a liberação de emoções, entre tantas outras importantes funções. Atualmente as canções são consideradas um importante recurso musicoterapêutico no contexto da Saúde Mental, e, desde o surgimento da Musicoterapia, elas são citadas neste contexto. Este artigo tem o objetivo de apresentar e refletir, através da análise de conteúdos, o uso da técnica Canção de Apresentação no âmbito da Musicoterapia inserida na Saúde Mental. A análise foi feita a partir dos relatórios catalogados de sessões em grupo, que aconteceram em uma instituição psiquiátrica particular, utilizando as canções como uma forma de apresentação dos participantes. Além de apontar diferentes tipos possí­veis de Canções de Apresentação, esta investigação mostra que essa técnica contribui para o ví­nculo terapêutico inicial, tema inicial de intervenção, processo musicoterapêutico futuro, entre outros, trazendo vários benefí­cios ao usuário e ao musicoterapeuta que a utiliza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Rubens Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante de Musicoterapia (Bacharelado em Música Habilitação Musicoterapia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuante na área da saúde mental, estagiou em locais como Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM-Barreiro), Casa do Ancião Cidade Ozanam e Hospital João XXIII, Associação Mineira de Reabilitação (AMR) entre os anos de 2015 e 2017. Atualmente estagia na instituição privada Clí­nica Mangabeiras, um hospital psiquiátrico de internação.

Music Therapy Student (Bachelor of Music, Music therapy Habilitation) at Federal University of Minas Gerais. Active in the mental health area, he interned in places such as Reference Center in Mental Health (CERSAM-Barreiro), nursing home for the elder Cidade Ozanam and João XXIII Hospital and Mineira Rehabilitation Association (AMR) between the years 2015 and 2017. Currently intern at private institution Mangabeiras Clinic, an inpatient psychiatric hospital.

- Filiação institucional: Universidade Federal de Minas Gerais

- Currí­culo lattes: http://lattes.cnpq.br/6587585245087789

- E-mail: marcelorubensreis@gmail.com

Marina Horta Freire, - Filiação institucional: Universidade Federal de Minas Gerais - Currí­culo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1301269894536856 - E-mail: marinahf@gmail.com

Musicoterapeuta, Professora de Musicoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutoranda em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Neurociências (Neuropsiquiatria clí­nica) pela mesma Universidade (2014). Bacharel em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (2007). Possui experiência interdisciplinar nas áreas de Saúde, Humanas e Música, com ênfase em Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada. Coordenadora do projeto de extensão Musicoterapia na Saúde Mental da Universidade Federal de Minas Gerais.


Music therapist, Professor of Music Therapy at Federal University of Minas Gerais. PhD student in Music (Music Education) by the Federal University of Minas Gerais. Master in Neurosciences (Clinical Neuropsychiatry) at the same University (2014). Bachelor in Music Therapy at University of Ribeirão Preto (2007). Interdisciplinary experience in Health, Human and Music, with emphasis on Improvisational Music-centered Music Therapy. Coordinator of the Music Therapy in Mental Health extension project at the Federal University of Minas Gerais.

Referências

ANDERSON, Pauline. Music Therapy May Strike the Right Note for Schizophrenia. ­ Medscape, Jun 16, 2017. Disponí­vel em: www.medscape.com/viewarticle/881730 . Acesso em 01 Dez 2017.

BRUSCIA, K. E. Definindo Musicoterapia. Rio de Janeiro: Enelivros, 2000

CHAGAS, M, & PEDRO, R. Musicoterapia desafios entre a modernidade e a contemporaneidade: como sofrem os hí­bridos e como se divertem. Rio de

Janeiro: Mauad e Bapera Editora, 2008

JOHNSON, Sarah B. Therapeutic Singing (TS). THAUT, Michael & HOEMBERG, Volker. Handbook of Neurologic Music Therapy. Reino Unido: Oxford, Cap.16, p.185-195, 2005.

MILLECCO Filho, Luis Antônio, BRANDíO, Maria Regina E., MILLECCO, Ronaldo P. É Preciso Cantar – Musicoterapia, Canto e Canções. Rio de Janeiro: Enelivros. 2000.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

ODELL-MILLER,Helen. Music Therapy in mental health. Approaches. Dinamarca, V.9, N.1, p. 11-13, 2017.

PEDERSEN, I,Nygaard. Music Therapy in psychiatry/ mental health. Approaches, Dinamarca, p. 14-18, 2017.

PUCHIVAILO, Mariana Cardoso. HOLANDA, Adriano Furtado. A história da musicoterapia na psiquiatria e na saúde mental: dos usos terapêuticos da música í musicoterapia. Revista Brasileira de Musicoterapia, Ano XVI, n° 16, p. 122-142, 2014.

RUUD, Even. Caminhos da Musicoterapia. Tradução de Vera Bloch Wroebel. São Paulo: Summus, 1990.

SCHAPIRA, Diego; FERRARI, Karina; SíNCHEZ, Viviana; HUGO, Mayra. Musicoterapia Abordaje Plurimodal. Argentina: ADIM Edições, 2007.

HOUGTHON, Becki; SCOVEL, Mary A; SMELTEKOP, Roger; THAUT, Michael; UNKEFER, Robert; WILSON, Brian. Taxonomy of Clinical Music Therapy Programs and Techniques for mental disorders. In: THAUT, Michael H; UNKEFER, Robert F. Music Therapy in the Treatment of Adults With Mental Disorders: theoretical bases and clinical interventions. Estados Unidos: Barcelona Publishers, Part 3. p.185-209, 2005.

VOLPI, Sheila Maria. SILVA, Luciana. Ressonâncias do trabalho musicoterapêutico em grupo no contexto da saúde mental: mergulhando no universo da loucura. Revista Incantare, V. 6, N.2, p. 149-171, jul./dez. 2015.

Downloads

Publicado

2018-06-11

Edição

Seção

Artigos