Revista Científica/FAP

A Revista Científica/FAP é uma publicação semestral do Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP) da UNESPAR.

Indexada no sistema de dados Latindex (internacional) e no Sumários (nacional), a Revista Científica/FAP está disponível na versão on-line (ISSN 1980-5071). 

Criada em 2006, pelas professoras Margie Rauen e Mônica de Souza Lopes, a publicação tem por objetivo divulgar artigos, resenhas, entrevistas, traduções produzidas por Mestres e/ou Doutores em duas formas de chamadas: a) Dossiê Temático, com período e tema previamente definidos; b) Fluxo Contínuo para recebimento de artigos e ensaios situados nas áreas de Artes Visuais, Performance, Arte e Tecnologia, Cinema, Dança, Música, Musicoterapia e Teatro, nas suas mais variadas formas de análise disciplinar, fomentando, assim, o intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições de ensino nacionais e internacionais.

Artigos fora do domínio das Artes serão automaticamente recusados.

Todos os artigos publicados na revista passam pela avaliação do nosso Conselho Editorial, ou, quando for o caso, pela avaliação ad-hoc de especialistas convidados para a emissão de pareceres.

Notícias

 

NOVA CHAMADA

 

DOSSIÊ -ARTE, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

A presente edição da Revista Científica/FAP dedica-se a reunir pesquisas oriundas do campo das Artes, Educação e áreas afins, que contemplem a complexidade das relações, provocações e criações vinculadas às imbricações e hibridações entre/em Arte e Tecnologia.

Dentre as diversas variações espaço-temporais que constituem as transformações culturais de experiências, percepções e ações que regem nosso tempo presente, projetam expectativas quanto ao devir da cultura e do humano, este dossiê parte das dimensões culturais e sociais dos principais paradigmas da episteme homem-máquina, bem como das suas contradições e complexidades no estabelecimento de aspectos dialógicos entre Arte, Tecnologia e Sociedade.

Imersos numa cultura de múltiplas conexões, sustentada nas linguagens de programação e no desenvolvimento acelerado e criativo do universo eletrônico e virtual, entramos numa nova fase, onde as afetividades humano-máquina se sobressaem. Humanos e máquinas programadas, máquinas reprogramando humanos e os autômatos? Interações sensíveis? Interações performáticas?

Trata-se de uma proposta editorial interessada nas reflexões e no fazer artístico, na ênfase às estéticas tecnológicas e suas implicações sociais, culturais e educativas. Para tanto, serão consideradas pesquisas científicas de acadêmicos e também de artistas que tomem a própria realização como objeto de pesquisa e produção de conhecimento que possibilitam o pensar-fazer Arte e Tecnologia na contemporaneidade, a partir de uma multiplicidade de perspectivas, nos seguintes eixos:

  1. Afetividade humano-máquina;

  2. Programação dos sentidos;

  3. Conexões e performances humano-máquina;

  4. Ciborgue contemporâneo;

  5. O autômato e as intelecções de sentido;

  6. Arte, Tecnologia e Educação.

PRAZOS:

O prazo de submissão do texto e do currículo à Revista Científica/FAP é 30/06/2018, postando o artigo, mediante a realização de cadastro, no site:

http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/about/submissions#onlineSubmissions

 

Após este prazo, os artigos são encaminhados aos pareceristas ad hoc da Revista.

 

Previsão de publicação do dossiê: novembro de 2018.

 

Aguardamos, então, o retorno de vocês, agradecendo a parceria conosco desde já!

Abraços!

 

Gisele Miyoko Onuki e Luiz Antonio Zahdi Salgado.

(Organizadores do Dossiê)

 
Publicado: 2018-03-11 Mais...
 
Outras notícias...

Revista Científica/FAP v. 17 n. 2 (jul./dez. 2017)


Capa da revista