À sombra da fantasia
infância e marginalidade na desconstrução do sonho americano em Projeto Flórida (2017), de Sean Baker
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.10793Palavras-chave:
cinema contemporâneo, desigualdade social, infância, crítica ao sonho americano, sean bakerResumo
O presente artigo analisa o filme Projeto Flórida (2017), de Sean Baker, à luz de uma crítica social ao “sonho americano” e às promessas de mobilidade social no contexto do capitalismo contemporâneo. Através da figura de Moonee e da ambientação nos arredores da Disney World, o filme expõe as contradições entre o ideal de prosperidade propagado pelo “sonho americano” e a realidade de exclusão vivida por quem permanece à margem. Fundamentando-se em autores como David Harvey e Zygmunt Bauman, o estudo discute como o espaço cinematográfico funciona como metáfora das desigualdades estruturais e como a infância é ressignificada como território de resistência. A análise demonstra que, ao adotar uma estética realista e focar em personagens à margem, Baker constrói uma narrativa que questiona os limites das representações tradicionais de classe, identidade e pertencimento nos Estados Unidos.
Palavras-chave: cinema contemporâneo; desigualdade social; infância; crítica ao sonho americano; Sean Baker.
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