Constelações, montagens e supernovas

em busca de um método comparativo entre imagens do cinema e de outras artes visuais

Autores

  • Iury Peres Malucelli Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11050

Palavras-chave:

Análise Fílmica, Cinema Comparado, Constelações Fílmicas, Cinema e Artes Visuais

Resumo

Partindo do pressuposto de que toda imagem faz parte de uma cultura visual que a precede, o artigo busca debater a possibilidade de elaboração de um método analítico para o cinema que pense suas imagens como participantes de um universo imagético mais amplo, em contiguidade com o das artes visuais. Tal possibilidade se torna possível a partir de elaborações teóricas como a de “montagem” (Didi-Huberman 2012) e de dispositivos analíticos como as “constelações fílmicas” (Souto, 2020) e o “cruzamento de imagens” (Samain, 2012). O artigo reflete, ainda, sobre as potencialidades da investida comparatista, bem como suas possíveis fragilidades, concentradas nos problemas da ilusão de movimento da imagem, da sua duração, e do enquadramento.

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Biografia do Autor

Iury Peres Malucelli, Universidade Estadual do Paraná

Curador, cineclubista e pesquisador de cinema. Mestre em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV), na Universidade Estadual do Paraná. Graduado em Cinema e Audiovisual, pela mesma instituição. Curador do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro desde 2022, do Cineclube São Bernardo (2024-) e do 1º FECICO - Festival de Cinema de Colombo (2024). Realizador do curta-metragem Tudo Que o Céu Permite (2021) e correalizador dos curtas Na Impermanência dos Equinócios (2019) e styrofoam01.cos (2019).

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Publicado

2025-12-17

Como Citar

PERES MALUCELLI, Iury. Constelações, montagens e supernovas: em busca de um método comparativo entre imagens do cinema e de outras artes visuais. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 33, n. 2, p. 662–684, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.33.2.11050. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/11050. Acesso em: 18 dez. 2025.