Constelações, montagens e supernovas
em busca de um método comparativo entre imagens do cinema e de outras artes visuais
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11050Mots-clés :
Análise Fílmica, Cinema Comparado, Constelações Fílmicas, Cinema e Artes VisuaisRésumé
Partindo do pressuposto de que toda imagem faz parte de uma cultura visual que a precede, o artigo busca debater a possibilidade de elaboração de um método analítico para o cinema que pense suas imagens como participantes de um universo imagético mais amplo, em contiguidade com o das artes visuais. Tal possibilidade se torna possível a partir de elaborações teóricas como a de “montagem” (Didi-Huberman 2012) e de dispositivos analíticos como as “constelações fílmicas” (Souto, 2020) e o “cruzamento de imagens” (Samain, 2012). O artigo reflete, ainda, sobre as potencialidades da investida comparatista, bem como suas possíveis fragilidades, concentradas nos problemas da ilusão de movimento da imagem, da sua duração, e do enquadramento.
Téléchargements
Références
AUMONT, Jacques. O Olho Interminável – Cinema e pintura. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
________; MARIE, Michael. A Análise do Filme. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2004.
________. A Imagem. Campinas: Papirus Editora, 2008.
BARTHES, Roland. O óbvio e o Obtuso. São Paulo: Edições 70, 2018.
BATESON, Gregory. Steps To An Ecology of Mind. Nova Jersey: Jason Aronson Inc., 1972.
BAZIN, André. O Cinema - Ensaios. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Tradução de Patrícia Carmello e Vera Casa Nova. PÓS, Belo Horizonte, v. 2 n. 4, p. 204-219, nov. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15454. Aceso em 11/08/2025.
_______________. A imagem sobrevivente – História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013a.
_______________. Diante da Imagem. São Paulo: Editora 34, 2013b.
_______________. Diante do Tempo: História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
_______________. Que Emoção! Que Emoção? São Paulo: Editora 34, 2016.
EISENSTEIN, Serguei. A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
JACQUES, P.B. Pensar por montagens. In: JACQUES, P.B., and PEREIRA, M.S., comps. Nebulosas do pensamento urbanístico: tomo I – modos de pensar [online]. Salvador: EDUFBA, p. 206-234, 2018.
MELNIK, Igor Antonio Cancela. Estudos dos Remanescentes de Supernova N49 e N63A. Tese de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Física, Área de concentração em Astronomia, Universidade Federal de Santa Maria, 2013.
MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.
NASA. Supernova Remnant W49B. Disponível em: https://images.nasa.gov/details/GSFC_20171208_Archive_e002134. Acesso em 11/08/2025.
SAMAIN, Etienne. (org). Como Pensam as Imagens. Campinas: Editora Unicamp, 2012.
SERGUEI Eisenstein e o Mundo. Site do MON, Curitiba, 2023. Disponível em: https://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/serguei-eisenstein. Acesso em 11/08/2025.
SOUTO, Mariana. Constelações fílmicas: um método comparatista no cinema. Galáxia, São Paulo, n. 45, p. 153-165, set.-dez., 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/44673. Acesso em 11/08/2025.
VASCONCELOS, Beatriz Avila. Imagens pensantes do indígena brasileiro no filme Rituais e Festas Bororo, de Luiz Thomaz Reis (1917). RCL — Revista de Comunicação e Linguagens Journal of Communication and Languages, Lisboa, n. 57, p. 265-289, 2022. Disponível em: https://revistas.fcsh.unl.pt/rcl/issue/view/106/70. Acesso em 11/08/2025.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.