Sobre a Revista

A Revista Cientí­fica/FAP (ISSN 1980-5071 - Qualis A4) é um periódico eletrônico de Artes, de acesso livre. Publicação semestral da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR / Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP) que foi criada em 2006. A Revista tem por objetivo divulgar artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções de autores/as Mestres ou Doutores, com trabalhos situados na área de Artes, compreendendo: Artes Visuais; Fotografia; Artes do Ví­deo; Cinema; Dança; Artes Cênicas ou Teatro; Performance; Música. As propostas podem se relacionar com outros campos disciplinares, a partir das mais variadas abordagens teóricas. 

Os/as autores podem ter vínculos com instituições nacionais ou internacionais e a Revista aceita trabalhos escritos em português, inglês, espanhol ou francês.

Indexada no Latindex (internacional) e no Sumários (nacional), a  Revista trabalha com sistema de chamadas por Dossiê (com temas e períodos de chamadas pré definidos)  ou por fluxo contínuo.

Notícias

RESULTADO DA CHAMADA PARA CAPAS DA REVISTA CIENTÍFICA/FAP - A arte dos videogames: provocações estéticas, intermidiais e interseccionais

2024-09-13

A Revista Científica/FAP vem a público anunciar o resultado do concurso artístico para a capa de seu próximo dossiê, da edição jul-dez/2024, cujo tema é "A arte dos videogames: provocações estéticas, intermidiais e interseccionais". O trabalho selecionado se intitula "Segunda Natureza" (2024), da artista Milla Jung.

Agradecemos a todos/as/es participantes do concurso.

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Edição Atual

v. 31 n. 2 (2024): A arte dos videogames: provocações estéticas, intermidiais e interseccionais
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Publicado: 2024-12-18

Edição completa

Dossiê Temático

  • Abertura do Dossiê

    Revista Científica de Artes
    1
  • Apresentação

    Guilherme Foscolo, Alex Martoni, Nicolau Spadoni
    2-7
  • Videogames, Agência, Experiência Estética

    Emmanoel Ferreira, Dara Coema
    8-33
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9619
  • O paradoxo do jogador-espectador

    Danilo Frambach
    34-52
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9536
  • Imersão e game studies considerações multidisciplinares que reverberam em contextos de arte na cultura digital

    Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa
    53-81
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9562
  • Jogos digitais como cibertextos e fenômenos ergódicos o caso de Subnautica (2014)

    Kennet Medeiros, Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa
    82-103
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9617
  • Nostalgia em "Cuphead" (2017)

    Adriana Falqueto, Viviana Mónica Vermes
    104-121
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9420
  • A representação da partilha da África em "Civilization V"

    Camila Augusta Pires de Figueiredo, Cecília Nazaré de Lima , Thaïs Flores Nogueira Diniz
    122-144
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9378
  • ARGs e filmes uma remixabilidade real e imersiva

    Tiago Mendes Alvarez
    145-163
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9443
  • Fashion games ou três formas de jogar com a moda

    Luciana Nunes Nacif
    164-176
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9950
  • Quais museus deixaram o jogo? revisitando jogos digitais produzidos por museus de arte

    Ana Beatriz Bahia
    177-207
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9546
  • Uma breve história dos jogos de tabuleiro

    Marcelo La Carretta
    208-227
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9610

Traduções

  • Abertura das traduções

    Revista Científica de Artes
    228
  • Notas sobre tradução e intermedialidade 'Rock, Star, North', de Calum Rodger, para o português brasileiro

    Jorge Luiz Adeodato Junior, Márton Tamás Gémes
    229-253
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9614
  • Matando o corpo negro necropolítica e hierarquias raciais nos jogos digitais

    Kishonna L. Gray; Guilherme Foscolo
    254-271
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9615
  • Game ou superromance? sobre jogar e ler games-romance gigantescos

    Espen Aarseth; Nicolau Spadoni
    272-289
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9909

Outros temas

  • Abertura de outros temas

    Revista Científica de Artes
    290
  • Quando a música não cabe no corpo hyperpop e as experiências de gênero e aceleração

    Gabriel Barth da Silva
    291-320
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9664
  • A Winston Parva de Lars von Trier estabelecidos e outsiders no filme Dogville (2003)

    Bruno José Yashinishi, Tony Honorato
    321-337
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9161

Resenhas

  • Abertura da resenha

    Revista Científica de Artes
    338
  • Explorando o "sublime cognitivo" uma nova fronteira para o aprendizado infantil

    Matheus Espíndola
    339-345
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9611
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