Revista Científica/FAP

A Revista Científica / FAP é uma publicação semestral do Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP) da UNESPAR.

Indexado em sistema de dados Latindex (internacional) e em Sumários (nacional), a Revista Científica / FAP está disponível na versão on-line (ISSN 1980-5071). 

Criada em 2006, uma publicação tem por objetivo divulgar artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções sob duas formas de chamadas: a) Dossiê Temático, com período e tema aprovado; b) Fluxo contínuo para recebimento de trabalhos situados nas áreas de Artes Visuais, Artes de Vídeo, Artes Cênicas, Cinema, Dança, Música e Teatro, nas suas mais variadas formas de análise disciplinar, fomentando, assim, ou entre os estudos / as ( graduados, especialistas, mestres, doutores, pós-doutores) de diversas instituições de ensino nacionais e internacionais.

Os artigos FORA do domínio das Artes serão automaticamente recusados.

Todos os artigos publicados na revista passam pela avaliação do nosso Conselho Editorial, ou, quando for o caso, pela avaliação ad hoc de especialistas convidados para a emissão de pareceres.

Notícias

 

CHAMADA

 


Revista Científica/FAP – Revista de Pesquisa em Artes - online (ISSN: 1980-5071)
CHAMADA ABERTA
05/02/2021 a 30/06/2021

Dossiê temático:
A FORMAÇÃO DO ESPECTADOR-ARTISTA-DOCENTE E AS RELAÇÕES COM OUTRAS FORMAS DE CRIAR, APRENDER E ENSINAR

Coordenadores:
Prof. Dr. Robson Rosseto (UNESPAR)
Profª. Dra. Sonia Tramujas Vasconcellos (UNESPAR)

O termo espectador-artista-docente decorre da convicção de que os processos de recepção e de criação vivenciados ao longo da trajetória pessoal e acadêmica constituem a identidade profissional do professor de Arte. Na intimidade com os meandros das artes, as experiências transpassam, embasam e desenham os sentidos perceptivos. O exercício artístico compreendido como via de mão dupla – recepção e produção – desenvolve tanto o alargamento da apreciação estética e artística, formando espectadores, quanto à capacidade expressiva, estimulando as possibilidades de organização de discursos artísticos autônomos. A formação do espectador-artista-docente está imbricada na ideia de uma intensa conectividade entre os três papéis, composição que colabora para um profícuo desenvolvimento formativo docente no campo das Artes. De outro lado, a formação e atuação do/da docente-artista pode instaurar outras formas de criar, aprender e ensinar que desafiam a dinâmica institucional ao propor novos enfoques, fissuras e questionamentos sobre a hegemonia de saberes e práticas. Deste modo, este dossiê temático busca contribuições de docentes/artistas/pesquisadores envolvidos com as linguagens artísticas – Artes Visuais, Cinema/Audiovisual, Dança, Música, Teatro, Artes Híbridas – que tratam das relações entre arte, ensino, sujeitos e modos de apropriação e de subjetivação na formação inicial e continuada de docentes em arte. Reflexões que exploram proposições educativas associadas a processos criativos artísticos e práticas de resistência poética e social que reelaboram e atualizam questões sobre educação, arte, identidade e criação.


Os trabalhos poderão estar vinculados a um ou mais dos seguintes eixos temáticos:
1. A formação do espectador-artista-docente no exercício de sua prática artístico-pedagógica.
2. Modos de construção da identidade e da subjetividade do docente-artista.
3. Os processos perceptivos no corpo do espectador-artista-docente.
4. A ampliação do repertório artístico e estético do docente em formação.
5. Práticas de resistência e de criação em espaços educativos.
6. Os estágios curriculares na formação docente em Arte.
7. A formação docente em Arte e a mediação de saberes artístico-culturais.
8. Abordagens pedagógico-artísticas com enfoque decolonial, contra-colonial e/ou anticolonial.

A Revista ainda recebe trabalhos em fluxo contínuo que não necessitam vinculação à temática do dossiê, mas obrigatoriamente deverão versar sobre algum aspecto relativo ao campo das Artes.
Os/as interessados/as em submeter resenhas críticas sobre livros, dissertações e teses publicadas ou filmes exibidos, deverão observar que o material resenhado deve ter sido desenvolvido nos últimos cinco anos.
PRAZOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: O prazo de submissão do texto e do mini-currículo à Revista Científica/FAP – Revista de Pesquisa em Artes - online (ISSN: 1980-5071) é de 05/02/2021 até 30/06/2021, postando o trabalho, mediante a realização de cadastro, no site:
http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/user/register
Após este prazo, os textos serão encaminhados aos membros do Conselho Editorial e aos pareceristas ad hoc da Revista.
Previsão de publicação da edição/dossiê: novembro de 2021.
*Coordenadores:
Robson Rosseto é ator e docente do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro, da UNESPAR, campus de Curitiba II, Faculdade de Artes do Paraná - FAP. Doutor em Artes da Cena (UNICAMP) e Mestre em Teatro (UDESC). Graduado em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas, com especialização em Fundamentos do Ensino da Arte. Líder do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente (CNPq/UNESPAR) e integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatro - ELiTe (CNPq/UFPR). Coordenador de área (Teatro) do componente curricular Artes, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Desenvolve pesquisas na área da Pedagogia Teatral, com enfoque na formação do artista-docente, atuando nos seguintes temas: ensino do teatro, processos criativos cênicos, percepção sensorial, improvisação, recepção e mediação teatral. Autor dos livros: Jogos e Improvisação Teatral: perspectivas metodológicas (Editora Unicentro, 2013) e Interfaces entre Cena Teatral e Pedagogia: a percepção sensorial na formação do espectador-artista-professor (Editora Paco, 2018).

Sônia Tramujas Vasconcellos é docente do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNESPAR, campus de Curitiba II, Faculdade de Artes do Paraná – FAP e desde 2018 coordena os estágios curriculares desta licenciatura. Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com estágio de doutoramento (fomento CAPES) na Northern Illinois University (NIU) nos Estados Unidos. Graduada em Educação Artística e bacharel em Pintura, com especialização em Filosofia da Educação. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente (CNPq/UNESPAR) e integrante do Grupo ArteVersa (CNPq/UFRGS), grupo de estudo e pesquisa em arte e docência. Realiza investigações na área de ensino das artes visuais, com ênfase na formação de professores, professor-pesquisador, poética e docência e no pensamento decolonial. Seus trabalhos investigativos abarcam práticas artísticas, educação e produção de conhecimento como a Pesquisa Baseada em Arte na Educação (PEBA).

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Revista Científica/FAP – Revista de Pesquisa em Artes - online (ISSN: 1980-5071)
OPEN CALL FOR SUBMISSIONS
05/Feb/2021 a 30/Jun/2021

Thematic dossier:
THE EDUCATION OF THE SPECTATOR-ARTIST-TEACHER AND THE RELATIONSHIP WITH OTHER WAYS TO CREATE, LEARN AND TEACH.

The term spectator-artist-teacher arises from the conviction that the processes of reception and creation experienced throughout the personal and academic trajectory constitute the professional identity of the art teacher. In the intimacy with the intricacies of the arts, experiences permeate, support and draw perceptual senses. The artistic exercise understood as a two-way street – reception and production – develops both the widening of aesthetic and artistic appreciation, educating viewers, as well as the expressive capacity, stimulating the possibilities of organizing autonomous artistic discourses. The education of the spectator-artist-teacher is intertwined with the idea of an intense connectivity between the three roles, a composition that contributes to a fruitful teacher training development in the field of the Arts. On the other hand, the education and performances of the teacher-artist can establish other ways of creating, learning and teaching that challenge the institutional dynamics by proposing new approaches, fissures and questions about the hegemony of knowledge and practices. In this way, this thematic dossier seeks contributions from teachers/artists/researchers involved with artistic languages – Visual Arts, Cinema/Audiovisual, Dance, Music, Theater, Hybrid Arts – which deal with the relationship between art, teaching, individuals and modes of appropriation and subjectivity in the initial and continuing education of art teachers. Reflections that explore educational propositions associated with artistic creative processes and practices of poetic and social resistance that rework and update questions about education, art, identity and creation.

Papers may be linked to one or more of the following themes:

1. The training of the spectator-artist-teacher in the exercise of his artistic-pedagogical practice.
2. Ways of constructing the teacher-artist’s identity and subjectivity.
3. Perceptual processes in the body of the spectator-artist-teacher.
4. The expansion of the artistic and aesthetic repertoire of the teacher in training.
5. Resistance and creation practices in educational spaces.
6. Curricular internships in teacher training in Art.
7. Teacher training in Art and the mediation of artistic-cultural knowledge.
8. Pedagogical-artistic approaches with a decolonial, counter-colonial and/or anticolonial approach.

The journal also receives works in continuous flow that do not need to be linked to the theme of the dossier, but must necessarily address some aspect related to the field of Arts.
Those interested in submitting critical reviews of books, dissertations and published theses or films exhibited, should note that the reviewed material must have been developed in the last five years.
DEADLINES FOR SUBMISSION OF PAPERS:
The deadline for submitting the text and the mini-curriculum to Revista Científica / FAP – Revista de Pesquisa em Artes – online (ISSN: 1980-5071) goes from 05/Feb/2021 to 30/Jun/2021, by posting the work, upon registration, on the website:
http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/user/register
After this period, the texts will be forwarded to the members of the Editorial Board and to the ad hoc reviewers of the Journal.

Estimated date of publication of the dossier: November/2021

Organizers:
Robson Rosseto is an actor and professor in the Postgraduate Program in Arts (PPGARTES) and coordinator of the Bachelor Program in Theater Education at UNESPAR, campus of Curitiba II, Faculdade de Artes do Paraná – FAP. PhD in Scene Arts (UNICAMP) and Master in Theater (UDESC). Graduated in Art Education with a degree in Performing Arts, with a specialization in Fundamentals of Art Teaching. Leader of the Research Group Art, Education and Teacher Training (CNPq/UNESPAR) and member of the Research Group Laboratory of Studies in Education, Language and Theater – EliTe (CNPq/UFPR). Area coordinator (Theater) of the curricular component Arts of the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship (PIBID). Develops research in the area of Theater Pedagogy, with a focus on the training of the artist-teacher, working on the following themes: theater teaching, scenic creative processes, sensory perception, improvisation, reception and theatrical mediation. Author of the books: Jogos e Improvisação Teatral: perspectivas metodológicas (Editora Unicentro, 2013) and Interfaces entre Cena Teatral e Pedagogia: a percepção sensorial na formação do espectador-artista-professor (Editora Paco, 2018).

Sônia Tramujas Vasconcellos is a professor of the Bachelor Program in Visual Arts Education at UNESPAR, campus of Curitiba II, Faculdade de Artes do Paraná – FAP. PhD and Master in Education from the Universidade Federal do Paraná (UFPR) with a PhD internship (CAPES funding) at Northern Illinois University (NIU) in the United States. Graduated in Art Education and Bachelor in Painting, with specialization in Philosophy of Education. Vice-leader of the Art, Education and Teacher Training Research Group (CNPq/UNESPAR) and member of the ArteVersa Group (CNPq/UFRGS), a study and research group in art and teaching. Conducts research in the field of teaching the visual arts, with an emphasis on teacher training, teacher-researcher, poetics and teaching and decolonial thinking. Her investigative work encompasses artistic practices, education and knowledge production such as Research Based on Art in Education (PEBA).

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Revista Científica/FAP – Revista de Pesquisa em Artes - online (ISSN: 1980-5071)
LLAMADA ABIERTA
05/02/2021 hasta 30/06/2021

Dosier temático:
LA FORMACIÓN DEL ESPECTADOR-ARTISTA-PROFESOR Y LAS RELACIONES CON OTRAS FORMAS DE CREAR, APRENDER Y ENSEÑAR

Coordinadores:
Prof. Dr. Robson Rosseto (UNESPAR)
Profª. Dra. Sonia Tramujas Vasconcellos (UNESPAR)

El término espectador-artista-profesor transcurre de la convicción de que los procesos de recepción y de creación vividos a lo largo de la trayectoria personal y académica constituyen la identidad profesional del profesor de Arte. En la intimidad con las complejidades de las artes, las experiencias traspasan, basan y dibujan los sentidos perceptivos. El ejercicio artístico comprendido como una vía de doble sentido – recepción y producción – desarrolla tanto la ampliación de la apreciación estética y artística, formando espectadores, como la capacidad expresiva, estimulando las posibilidades de organización de discursos artísticos autónomos. La formación del espectador-artista-docente se relaciona con la idea de una intensa conectividad entre los tres roles, composición que colabora para un provechoso desarrollo de la formación docente en el campo de las Artes. Por otro lado, la formación y actuación del profesor-artista puede establecer otras formas de crear, aprender y enseñar que desafíen la dinámica institucional al proponer nuevos enfoques, fisuras y cuestionamientos sobre la hegemonía de saberes y prácticas. De este modo, este dosier temático busca contribuciones de profesores/artistas/investigadores involucrados con lenguajes artísticas – Artes Visuales, Cine/Audiovisual, Danza, Música, Teatro, Artes Híbridas – que abordan las relaciones entre arte, enseñanza, sujetos y modos de apropiación y de subjetividad en la formación inicial y continuada de profesores de arte. Reflexiones que exploran proposiciones educativas asociadas a procesos creativos artísticos y prácticas de resistencia poética y social que reelaboran y actualizan cuestiones sobre educación, arte, identidad y creación.

Los artículos pueden estar vinculados a uno o más de los siguientes ejes temáticos:

1. La formación del espectador-artista-profesor en el ejercicio de su práctica artístico-pedagógica.
2. Modos de construcción de la identidad y de la subjetividad del profesor-artista.
3. Los procesos perceptivos en el cuerpo del espectador-artista-profesor.
4. La ampliación del repertorio artístico y estético del profesor en formación.
5. Prácticas de resistencia y creación en espacios educativos.
6. Pasantías curriculares en la formación del profesorado en Arte.
7. La formación docente en Arte y la mediación de saberes artístico-cultural.
8. Enfoques pedagógicos-artísticos con enfoque decolonial, contra colonial y/o anticolonial.

La Revista aún recibe trabajos en flujo continuo que no necesitan estar vinculados a la temática del dosier, sino que obligatoriamente deben tratar sobre algún aspecto relacionado con el campo de las Artes.
Los/las interesados/as en presentar reseñas criticas acerca de libros, disertaciones y tesis publicadas o películas proyectadas, deben tener en cuenta que el material reseñado debe haber sido desarrollado en los últimos cinco años.

PLAZOS PARA SUMISIÓN DE TRABAJOS: El plazo para enviar el texto y el mini currículum a la Revista Científica/FAP – Revista de Pesquisa em Artes - online (ISSN: 1980-5071) es de 05/02/2021 hasta 30/06/2021, con la publicación del trabajo, a través de registro en la página web:
http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/user/register
Transcurrido este plazo, los textos se remitirán a los miembros del Comité Editorial y a los revisores ad hoc de la Revista.
Pronóstico de publicación de la edición/dosier: noviembre de 2021.
*Coordinadores:
Robson Rosseto es actor y profesor del Programa de Posgrado en Artes (PPGARTES) y coordinador de la Carrera de Licenciatura en Teatro, en UNESPAR, campus de Curitiba II, Facultad de Artes de Paraná – FAP. Doctor en Artes Escénicas (UNICAMP) y Máster en Teatro (UDESC). Graduado en Educación Artística con una certificación en Artes Escénicas, con especialización en Fundamentos de la Enseñanza del Arte. Líder del Grupo de Investigación Arte, Educación y Formación Docente (CNPq/UNESPAR) e integrante del Grupo de Investigación Laboratorio de estudios en Educación, Lenguaje y Teatro – EliTe (CNPq/UFPR). Coordinador de área (Teatro) del componente curricular Artes, del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente – PIBID. Desarrolla investigaciones en el área de la Pedagogía Teatral, con enfoque en la formación artista-docente, actuando en los siguientes temas: enseñanza teatral, procesos creativos escénicos, percepción sensorial, improvisación, recepción y mediación teatral. Autor de los libros: Jogos e Improvisação Teatral: perspectivas metodológicas (Editora Unicentro, 2013) e Interfaces entre Cena Teatral e Pedagogia: a percepção sensorial na formação do espectador-artista-professor (Editora Paco, 2018).

Sônia Tramujas Vasconcellos es profesora de la Carrera de Licenciatura en Artes Visuales de UNESPAR, campus de Curitiba II, Facultad de Artes de Paraná – FAP. Doctora y Máster en Educación por la Universidad Federal de Paraná (UFPR) con pasantía de doctorado (promocionado por CAPES) en la Northern Illinois University (NIU) en Estados Unidos. Graduada en Educación Artística y diplomada en Pintura, con especialización en Filosofía de la Educación. Vicedirectora del Grupo de Investigación Arte, Educación y Formación Docente (CNPq/UNESPAR) e integrante del Grupo ArteVersa (CNPq/UFRGS), grupo de estudio e investigación en arte y docencia. Realiza investigaciones en el área de enseñanza de las artes visuales, con énfasis en la formación de profesores, profesor-investigador, poética y docencia y en el pensamiento decolonial. Su labor investigadora abarca prácticas artísticas, educación y producción de conocimiento como la Investigación Basada en el Arte en la Educación (Pesquisa Baseada em Arte na Educação - PEBA),

 
Publicado: 2021-02-04 Mais...
 
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Revista Científica/FAP v. 23 n. 2 (jul./dez. 2020)


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