Editorial

Autores

  • Revista InCantare Unespar - Campus de Curitiba II

Resumo

E D I T O R I A L


Apresentamos aos leitores o número dois do sexto volume da Revista
InCantare, que pertence ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em
Musicoterapia da Universidade Estadual do Paraná. Com uma valiosa contribuiçãoaos estudiosos e interessados em musicoterapia, música, educação, saúde e polí­tica, desejamos que proporcione refl exões e discussões aos grupos de pesquisa.
Como a revista é resultado de um trabalho coletivo, agradecemos a todo conselho editorial.Para começar, apresentamos o artigo Narrativa da história de vida de umaMusicoterapeuta precursora da profi ssão no Brasil: além do musicoterapeuta,entrevista de campo extraí­da da dissertação de mestrado intitulada Além doMusicoterapeuta, deDiego A. Godoy que teve por objetivo compreender aconstituição e o desenvolvimento da identidade profi ssional do Musicoterapeuta.Em seguida, o artigo Meritocracias musicais: critérios de qualifi cação ética eestética da música popular no Brasil (1880-1920), do Joêzer Mendonça apresentaexpressões da cultura musical popular na segunda metade do século XIX, alémde uma investigação sobre critérios de desqualifi cação estética e as tentativas derebaixamento ético.
Após, o artigo Neurociência cognitiva: uma parceria de ensino com a Escola
Inclusiva, dos autores Carlos Mosquera, Lorena Barolo, Gastão Luz e Mariana
Arruda, discute as possibilidades da neurociência cognitiva colaborar com a EscolaInclusiva, em especial com o aluno defi ciente visual.
Érica Dias Gomes, apresenta seu artigo Aprendendo a Ensinar Música:
refl exões sobre o iní­cio da carreira, com o objetivo de apresentar confl itos, dúvidase tensões de um recém-formado em música.
Na sequência, Anita Helena Schlesener, apresenta seu artigo Arte e polí­tica:
breves considerações sobre as leituras de Trotski e de Gramsci sobre o futurismo,com o objetivo de explicitar a relação entre arte e polí­tica, no contexto do marxismo,a partir das observações de Leon Trotski e Antonio Gramsci. Uma resenha do livro Ratoeira: música de tradição oral e identidade culturaldo Rodrigo Moreira da Silva, realizada pela Musicoterapeuta Andressa Dias, finalizaeste número de nossa publicação.


Boa leitura,
Mariana Lacerda Arruda

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Revista InCantare, Unespar - Campus de Curitiba II

A RevistaInCantareé uma publicação semestral do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia da Faculdade de Artes do Paraná. A revista foi criada no ano de 2010, intitulada NEPIM e no ano de 2012 foi renomeada para inCantare. Possui caráter interdisciplinar e dedica-se í  publicação de artigos originais e inéditos de autores filiados a grupos de pesquisa, que tragam contribuições para o campo da Musicoterapia, da Música, da Educação, da Saúde e de áreas afins. Atualmente, a revista encontra-se indexada nas bases Sumários (nacional), Latindex (latino americano), e Copernicus (internacional). As contribuições enviadas pelos autores serão submetidas ao processo de revisão cega por pares de no mí­nimo dois relatores mais a revisão dos editores.

Publicado

2015-07-29

Edição

Seção

Elementos Pré-textuais