Uma saudade que ficou: o silenciamento na produção composicional de Dinorá de Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9869Palavras-chave:
Dinorá de Carvalho, Canção, Música brasileira, Edição musical, SilenciamentoResumo
Um documento é o resultado de uma montagem, consciente ou inconsciente, da história, da época e da sociedade que o produziram, sendo manipulado ainda que pelo silêncio. É o caso da canção Uma saudade que ficou, de Dinorá de Carvalho, cuja fonte documental musical permaneceu desaparecida por muitos anos. Os objetivos principais deste artigo são: (i) relatar o processo de localização das fontes desta canção; (ii) editar a partitura em sua versão para voz e piano; (iii) torná-la acessível para a comunidade acadêmica e artística. Em relação à metodologia, os contextos de criação e estreia da canção foram verificados a partir da Análise Documental e será empreendida a edição musical crítica. Como resultado, buscou-se auxiliar a tarefa de superação do silêncio que atuou como mecanismo de manipulação da memória coletiva e que contribuiu para o silenciamento da canção Uma saudade que ficou, de Dinorá de Carvalho.
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