Uma saudade que ficou: o silenciamento na produção composicional de Dinorá de Carvalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9869

Palavras-chave:

Dinorá de Carvalho, Canção, Música brasileira, Edição musical, Silenciamento

Resumo

Um documento é o resultado de uma montagem, consciente ou inconsciente, da história, da época e da sociedade que o produziram, sendo manipulado ainda que pelo silêncio. É o caso da canção Uma saudade que ficou, de Dinorá de Carvalho, cuja fonte documental musical permaneceu desaparecida por muitos anos. Os objetivos principais deste artigo são: (i) relatar o processo de localização das fontes desta canção; (ii) editar a partitura em sua versão para voz e piano; (iii) torná-la acessível para a comunidade acadêmica e artística. Em relação à metodologia, os contextos de criação e estreia da canção foram verificados a partir da Análise Documental e será empreendida a edição musical crítica. Como resultado, buscou-se auxiliar a tarefa de superação do silêncio que atuou como mecanismo de manipulação da memória coletiva e que contribuiu para o silenciamento da canção Uma saudade que ficou, de Dinorá de Carvalho.

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Biografia do Autor

Tadeu Moraes Taffarello, Universidade Estadual de Campinas, CIDDIC, CDMC

Tadeu Moraes Taffarello é compositor e pesquisador musical. Como compositor, centra sua produção na música instrumental e vocal. Como pesquisador, atua, desde 2015, junto ao Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Suas pesquisas atuais são na área da edição musical, tendo resultado na publicação pela Coleção CIDDIC-CDMD de livros de partituras musicais cujas fontes documentais encontram-se no acervo do CDMC. É também credenciado como professor permanente do programa de pós-graduação em música do Instituto de Artes da Unicamp, onde atua no oferecimento de disciplinas e na orientação de trabalhos de mestrado e doutorado.

Raquel Juliana Prado Leite de Sousa, Universidade Estadual de Campinas, CIDDIC, CDMC

Raquel Juliana Prado Leite de Sousa é doutora em Educação pela UFSCar. Realizou pesquisa de pós-doutorado sobre produção científica e análise bibliométrica. Possui graduação em Jornalismo (UNESP), Biblioteconomia (UFSCar) e licenciada em Língua Portuguesa. Tem experiência como bibliotecária e no ensino, design instrucional e elaboração de material didático na educação presencial e a distância. Atua como bibliotecária na Unicamp (CDMC/CIDDIC). É editora executiva da revista Biblios (Peru) e integra seu Conselho Editorial da Coleção CIDDIC/CDMC.

Flávio Cardoso de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Artes

Flávio Cardoso de Carvalho é cantor lírico, pós-doutor em Música pela UFMG em 2017, pesquisador do CIDDIC/UNICAMP é Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia. Como cantor lírico tem se apresentado em recitais, concertos e óperas no Brasil e no exterior, sempre se dedicando à divulgação do repertório da canção de câmara brasileira. Como pesquisador atua nas áreas de Musicologia Histórica Brasileira e pedagogia do Canto Lírico, com cinco livros publicados: Canções de Dinorá de Carvalho (2002); A ópera Abul de Alberto Nepomuceno (2016); Canções de Dinorá de Carvalho para voz e piano (2017); Salmo XXII para barítono e conjunto de câmara (2019) e Peças corais de Dinorá de Carvalho (2020).

Vitor Alves de Mello Lopes, Universidade Estadual de Campinas, CIDDIC, CDMC

Vitor Alves de Mello Lopes é pianista, compositor e editor musical. Bacharel em Piano e Composição pela UNICAMP, dedica-se ao repertório pianístico dos séculos XX e XXI, com ênfase na música brasileira. Atualmente, realiza mestrado em Música na mesma instituição, onde pesquisa a obra de Dinorá de Carvalho sob orientação do Prof. Dr. Tadeu Taffarello. Atua também na área de edição musical, com foco na revisão de óperas e obras sinfônicas e vocais. Suas composições já foram premiadas e interpretadas por músicos de destaque em festivais e circuitos acadêmicos.

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Publicado

20.08.2025

Como Citar

Moraes Taffarello, T., Prado Leite de Sousa, R. J., Cardoso de Carvalho, F., & Alves de Mello Lopes, V. (2025). Uma saudade que ficou: o silenciamento na produção composicional de Dinorá de Carvalho. Revista Vórtex, 13, 1–34. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9869

Edição

Seção

Dossiê “Música e Mulheres”