A mulher e a guitarra em Portugal: Processo de catalogação

Autores

  • Beatriz Oliveira Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro https://orcid.org/0009-0005-7508-9841
  • Pedro Rodrigues Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0002-8998-5955

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9727

Palavras-chave:

Portugal, Mulheres, guitarra, Mulheres compositoras, repertório, catálogo

Resumo

O texto apresenta o processo de uma investigação que pretendeu recolher, catalogar e divulgar o trabalho composicional elaborado por mulheres nascidas ou residentes em Portugal e direcionado à guitarra clássica (violão), desde o ano 1950 até ao ano 2022. Como tal, serão elencados e comentados os catálogos e bases de dados existentes, bem como outras fontes relevantes para a recolha de repertório. O catálogo compilado, produto final da investigação, será devidamente descrito de modo que seja possível compreender a sua organização e o motivo da distribuição temporal realizada. Para concluir, será feito um balanço das informações presentes na fonte de consulta resultante da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Oliveira, Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro

Beatriz Oliveira é doutoranda em música no INET-md, Universidade de Aveiro com uma bolsa de investigação financiada pela FCT.  Também na UA frequentou a licenciatura em Performance e o Mestrado em Ensino da Música. Estreou obras de compositores portugueses e tocou como solista na estreia mundial do Concerto N.º 1 de Rauhit Krishnan, com a Banda Sinfónica da PSP. Tocou a solo e em agrupamentos de música de câmara em salas nacionais e frequentou masterclasses com guitarristas de renome internacional. Encontra-se a gravar o seu primeiro disco “ODE”, dedicado à música composta por mulheres em Portugal, financiado pela Fundação GDA.

Pedro Rodrigues, Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro

Pedro Rodrigues, premiado nas Audições Internacionais de Artistas (Nova Iorque), no Concurso Sor (Roma) e no Prémio Jovens Músicos (Lisboa), iniciou os estudos de guitarra clássica com José Mesquita Lopes, prosseguindo na École Normale de Musique de Paris com Alberto Ponce. Obteve o Doutoramento na Universidade de Aveiro como bolseiro da FCT. Atuou como solista e com orquestras em palcos prestigiados na Europa, Américas, Ásia e África, com gravações para RTP, RDP e editoras como NUMÉRICA. Professor em Aveiro, suas transcrições são publicadas pela Mel Bay Publications, e estreou obras de compositores contemporâneos como Alberto Rodriguez-Ortiz e Isabel Soveral.

Referências

ALVIM, Izabela da Cunha Pavan. Entre Estudos e Polcas: a propósito do idiomatismo pianístico de Bohuslav MArtinu (1890 – 1959). 2012. Dissertação (Mestrado, Música). Escola de música da Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2012.

ARPEJO EDITORA. Arpejo Editora. 2024. Disponível em: < https://arpejoeditora.pt/ > Acesso em: 3 Set. 2022

ANTENA 2. Obras para consulta: Prémio Jovens Músicos. 2019. Disponível em: < https://antena2.rtp.pt/pjm/regulamentos-e-programas/obras-para-consulta/> Acesso em: 1 Set. 2022

APPLEBY, Wilfred. International News. Guitar News, 7, 9. 1952. Disponível em: < https://www.digitalguitararchive.com/2019/11/guitar-news/ > Acesso em: 29 Set. 2022

ASPEN, Kristan, & MACAUSLAND, Janna. Guitar Music by Women Composers: An annotated catalog. ABC-CLIO. 1997.

AVA EDITIONS. AVA Editions. 2022. Disponível em: < https://www.editions-ava.com/en/ > Acesso em: 27 Set. 2022.

BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL. Biblioteca Nacional de Portugal. sem data-a. Disponível em: < http://www.bnportugal.gov.pt/index.php?option=com_content&view=frontpage&It emid=1&lang=pt > Acesso em: 23 Set. 2022

BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL. Porbase - Base Nacional de Dados Bibliográficos. sem data-b. Disponível em: < https://porbase.bnportugal.gov.pt/ipac20/ipac.jsp?profile= > Acesso em: 5 Set. 2022

BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL. Rnod - Registo Nacional de Objectos Digitais. sem data-c. Disponível em: < https://rnod.bnportugal.gov.pt/rnod/ > Acesso em: 7 Set. 2022

BRITO, Ricardo. Repertório para Guitarra em Portugal de 1900 a 2018. Dissertação (Mestrado, Ensino de Música). Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco, 2018.

CASTELO-BRANCO, Salwa. (dir.). Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores / Temas e Debates (ed.); (1.a ed.), 2010

MIC. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa. sem data-a. Disponível em: < https://www.mic.pt/index.html > Acesso em: 21 Set. 2022

MIC. Compositores: SILVA Lopes. sem data-b. Disponível em: < http://www.mic.pt/dispatcher?where=0&what=2&show=0&pessoa_id=116&lang=P T > Acesso em: 19 Set. 2022

CESEM. Cesem - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. sem data. Disponível em: < https://cesem.fcsh.unl.pt/pessoas/investigadores/membros- integrados/ > Acesso em: 7 Set. 2022

REPÚBLICA PORTUGUESA. Raiz. Sem data. Disponível em: < http://raiz.museusemonumentos.pt/?nonce=47d317bd6bc75a5965b9847698698d47 > Acesso em: 17 Set. 2022

EUTERPE ENVEILED. Sobre Euterpe. 2020. Disponível em: < http://euterpe.web.ua.pt/?page_id=1366 > Acesso em 2 Set. 2022

FERREIRA, António José. Meloteca. 2017. Disponível em: < https://www.meloteca.com/> Acesso em 17 Set. 2022

FCT. b-on - Biblioteca do conhecimento on- line. (sem data) Disponível em:<https://www.b-on.pt/ > Acesso em 2 Set. 2022

GMCL. Edições Carfon. Clotilde Rosa. 2003. Disponível em: < https://www.gmcl.pt/clotilderosa/edcarfon.htm > Acesso em: 25 Set. 2022

HARPER, Nancy Lee. Portuguese Piano Music: An Introduction and Annotated Bibliography. Scarecrow Press, Inc. 2013.

INET-MD. Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança. 2018a . Disponível em: < https://www.inetmd.pt/ > Acesso em: 21 Set. 2022

LOPES, José Mesquita. A Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra de 1983 a 2008. Tese (Doutoramento, Música). Universidade de Aveiro, Aveiro, 2015.

MOITA, João Manuel. A Obra para Canto e Guitarra de Fernando Lopes-Graça. Dissertação (Mestrado, Música). Universidade de Aveiro, 2005.

NAGYTOTHY-TOTH, Abel. (2014). ABEMUSIC 2.1. Disponível em: < https://ftp.vpmusicmedia.altervista.org/ebooks/abemusic_2014_august.pdf > Acesso em: 15 Set. 2022

OCLC. (2022). Guitar music by women composers : an annotated catalog. Disponível em: < https://www.worldcat.org/pt/title/36589202 > Acesso em: 6 Set. 2022

OLIVEIRA, Beatriz. A mulher e a guitarra em Portugal: obras para guitarra compostas entre 1950 e 2022. Dissertação (Mestrado, Ensino de Música). Universidade de Aveiro. Aveiro, 2022.

PRADA, Teresinha. O eclipse de um músico plural: Trajetória de António Augusto Urceira. Diacrítica – Revista do Centro de Estudos Humanísticos (Vol. 37, nº1). 2023. 154 -176.

PEREIRA, André, Borges, Nery, & Marinho, Helena. Catálogo das obras musicais de Elvira de Freitas na Biblioteca da Universidade de Aveiro. 2019. UA Editora.

PINHEIRO, Aires. José Duarte Costa – Um caso no ensino não-oficial da música. Dissertação (Mestrado, Ensino de Música). Universidade de Aveiro. Aveiro, 2010.

POCCI, Vincenzo. Vincenzo Pocci. sem data-a. Disponível em: < http://www.vincenzopocci.altervista.org/ > Acesso em: 4 Set. 2022

POCCI, Vincenzo. Digital Music Library. sem data-b. Disponível em: < http://www.vincenzopocci.altervista.org/digitalmusic.html > Acesso em: 4 Set. 2022

PUJOL, Emilio. The guitar in Portugal. The guitar review, no. 5, 114–115. 1948.

RODRIGUES, Pedro. «Para Andrés Segovia»: A Suite Goivos de Francisco de Lacerda. Vórtex, 8, no. 3, 2020. Disponível em: < https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/3971/2693 > Acesso em 4 Set. 2022

SCHERZO EDITIONS. Scherzo Editions. 2022. Disponível em: < https://www.scherzoeditions.com/ > Acesso em: 1 Set.2022

SHEER PLUCK. Sheer Pluck - Database of Contemporary Guitar Music. 2022. Disponível em: < https://www.sheerpluck.de/index.php > Acesso em: 20 Set. 2022

Downloads

Publicado

19.08.2025

Como Citar

Oliveira, M. B., & Rodrigues, P. (2025). A mulher e a guitarra em Portugal: Processo de catalogação. Revista Vórtex, 13, 1–28. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9727

Edição

Seção

Dossiê “Música e Mulheres”