Compondo Espaços Sonoros: uma entrevista com Hans Tutschku

Visualizações: 0

Autores

  • Ingrid Mayumi Yamazato de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0009-0006-4709-945X
  • William Teixeira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9523

Palavras-chave:

composição, Composição com paisagens sonoras, Música Eletroacústica, Análise Musical

Resumo

O artigo apresenta uma entrevista com o compositor Hans Tutschku sobre os seus processos criativos, precedida por uma análise descritiva dos fundamentos teóricos e técnicos empregados em suas criações recentes. Neste texto são abordadas práticas como gravação de campo, composição instrumental e eletroacústica, além da forma como o compositor utiliza a inteligência artificial para processos de composição assistida por computador. Materiais como partituras e patches foram cedidos pelo compositor para subsidiar as discussões trazidas no artigo, e com isso espera-se contribuir para reflexões no campo da criação musical, principalmente através de uma abordagem estruturada e interdisciplinar relatada pelo entrevistado através da influência advinda de outras artes como dança e teatro no seu trabalho composicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Mayumi Yamazato de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Ingrid Yamazato é compositora, graduada em Música pela UFMS e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da mesma universidade, com bolsa CAPES-DS.

William Teixeira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

William Teixeira é Professor Adjunto no curso de graduação em música da UFMS (desde 2016) e Pesquisador Visitante (Fulbright Junior Faculty 2022/2023) na Universidade de Harvard. Bacharel em Música com ênfase em performance de violoncelo pela UNESP (2012), Mestre em Música pela UNICAMP (2014) e Doutor em Música pela USP (2017).

Referências

CENTRE FOR RESEARCH IN NEW MUSIC, CeReNeM. FluCoMa Plenary: Hans Tutschku, artist presentation. YouTube, 19 Jun. 2019. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=HPLXeTvFJk8&ab_channel=CeReNeM%7CCentreforResearchinNewMusic. Accessed on: 7 Jun. 2024.

CENTRE FOR RESEARCH IN NEW MUSIC, CeReNeM. Hans Tutschku: Technology, the expressive extension of my artistic sensibility [06.11.2017]. YouTube, 24 Jan. 2018. Available: https://www.youtube.com/watch?v=bFIhYpO2Uxg&ab_channel=CeReNeM%7CCentreforResearchinNewMusic. Accessed on: 10 Jun. 2024.

CNMAT. Colloquium: Hans Tutschku. YouTube, 22 Oct. 2021. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=UgVzdUsqJVI&ab_channel=CNMAT. Accessed on: 31 May 2024.

El TEMPS DE LES ARTS. Hans Tutschku. YouTube, 6 Sep. 2021. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=DOKSemTUTHQ&t=224s&ab_channel=ElTempsdelesArts. Accessed on: 10 May 2024.

GRM, Ina. Hans Tutschku: Provenance émergence Octobre 2022. YouTube, 3 Feb. 2023. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=MRTYHSttNvc&ab_channel=INAgrm. Accessed on: 13 May 2024.

SCHAFER, Murray. The soundscape: our sonic environment and the tuning of the world. 2. Ed. Vermont: Destiny Books, 1994. 301 p. ISBN 0-89281-455-1.

SMALLEY, Denis. Spectromorphology: explaining sound-shapes. Organised Sound, Cambridge University, v. 2, ed. 2, p. 107-126, 1997. Available at: http://journals.cambridge.org/abstract_S1355771897009059. DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771897009059

TREMBLAY, Pierre Alexandre; GREEN, Owen; ROMA, Gerard; BRADBURY, James; MOORE, Ted; HART, Jacob; HARKER, Alex. Fluid Corpus Manipulation Toolbox. Zenodo, July 7, 2022. Available at: https://doi.org/10.5281/zenodo.6834643.

TUTSCHKU, Hans. Codification memory, soprano, percussion, nine instruments and live electronics. Boston: Harvard University, 2016. Available at: https://tutschku.com/codification-memory/. Accessed on: 9 Jun. 2024.

TUTSCHKU, Hans. Entwurzelt, for six singers and live electronics. Boston: Harvard University, 2012. Available at: https://tutschku.com/entwurzelt/. Accessed on: 9 Jun. 2024.

TUTSCHKU, Hans. Pressure-divided, for cello and 8-channel live electronics. Boston: Harvard University, 2015. Available at: https://tutschku.com/pressure-divided/. Accessed on: 9 Jun. 2024.

TUTSCHKU, Hans. Provenance-emergence, acousmatic 24-channel electroacoustic composition. Paris: GRM, 2022. Available at: https://tutschku.com/provenance-emergence/. Accessed on: 9 Jun. 2024.

TUTSCHKU, Hans. Spaces: high pressure, acousmatic 24-channel electroacoustic composition. Boston: Harvard University, 2021. Available at: https://tutschku.com/spaces-high-pressure/. Accessed on: 9 Jun. 2024.

TUTSCHKU, Hans. Voice unrooted, for soprano and live electronics. Boston: Harvard University, 2016. Available at: https://tutschku.com/voice-unrooted/. Accessed on: 9 Jun. 2024.

TUTSCHKU, Hans. Codification memory - 12 - alternating swells with rubber. YouTube, 27 Apr. 2021. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=Pyy1Ac5QJDQ. Accessed on: 10 Jun. 2024.

TUTSCHKU, Hans. Hans Tutschku Interactivity. YouTube, 27 Apr. 2021. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=mJP3XrWR9e4&t=4s&ab_channel=HansTutschku. Accessed on: 10 Jun. 2024.

Downloads

Publicado

01.12.2024

Como Citar

Yamazato de Souza, I. M., & Teixeira da Silva, W. (2024). Compondo Espaços Sonoros: uma entrevista com Hans Tutschku. Revista Vórtex, 12, 1–25. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9523

Edição

Seção

Dossiê “New Sound Ecologies”

Métricas