Pesquisa em composição e análise: Ferramentas computacionais, inter-relações e emergências
Visualizações: 89DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7382Palavras-chave:
Composição musical, Análise Musical, pesquisa em música, Musicologia Sistemática, Emergência sonológicaResumo
Nos séculos XX e XXI o suporte computacional promoveu inter-relações entre as áreas de composição e análise musical de forma singular. Dentro do contexto acadêmico, a relação entre estas duas áreas pode se dar por meio de proposições de hipóteses analíticas cujos resultados de análise que são utilizados em novas criações. Neste artigo, colocamos a questão se estas áreas podem configurar um sistema que se retroalimenta e se transforma constantemente a partir das novas informações obtidas no decorrer dos processos. Propomos a análise da obra Substâncias moldáveis – versão 2 que apresenta uma segmentação formal em duas partes com características sonoras distintas. Para a análise de cada parte, adotamos ferramentas de análise específicas considerando a hipótese de que as ferramentas empregadas devem se adaptar às características da obra. Como análise dos resultados, integramos duas partes gerando representações gráficas comparativas de características acústicas e psicoacústicas analisadas. Por fim, como conclusão, fornecemos uma interpretação dos fenômenos emergentes das massas e texturas sonoras presentes na obra a partir das representações gráficas criadas.
Downloads
Referências
ANDERSON, Christine; DI SCIPIO, Agostino. Dynamic Networks of Sonic Interactions: An Interview with Agostino Di Scipio. Computer Music Journal, v. 29, p. 11-28, 2005. DOI: https://doi.org/10.1162/0148926054798142
ASHBY, William R. Introdução à cibernética. São Paulo: Perspectiva, 1970.
AUDIOSCULPT. AudioSculpt | Ircam Forum. Disponível em: <https://forum.ircam.fr/projects/detail/audiosculpt/>. Acesso em 17 mar. 2023.
BOULEZ, Pierre. Leçons de musique: Points de repère III. Paris: Christian Bourgois, 2005.
CYCLING 74. What is Max? | Cycling '74. Disponível em: <https://cycling74.com/products/max>. Acesso em 17 mar. 2023.
DELALANDE, François. La musique au-delà des notes. Rennes: Presses Universitaires, 2019.
DI SCIPIO, Agostino. The Synthesis of Environmental Sound Textures by Iterated Nonlinear Functions, and Its Ecological Relevance to Perceptual Modeling. Journal of New Music Research, v. 31, n. 2, p. 109-117, 2002. DOI: https://doi.org/10.1076/jnmr.31.2.109.8090
DI SCIPIO, Agostino; PRIGNANO, Ignazio. Synthesis by Functional Iterations. A Revitalization of Nonstandard Synthesis. Journal of New Music Research, v. 25, p. 31-46, 1996. DOI: https://doi.org/10.1080/09298219608570696
DONIN, Nicolas. A autoanálise, uma alternativa à teorização? Trad. Michelle Agnes Magalhães. Opus, v. 20, n. 2, p. 149-200, 2015.
DUBNOV, Shlomo; TISHBY, Naftali; COHEN, Dalia. Polyspectra as Measures of Sound Texture and Timbre. Journal of New Music Research, v. 26, p. 277-314, 1997. DOI: https://doi.org/10.1080/09298219708570732
EANALYSIS. EAnalysis – Pierre Couprie. Disponível em: <http://logiciels.pierrecouprie.fr/?page_id=402>. Acesso em 17 mar. 2023.
GRISEY, Gérard. Structuration des timbres dans la musique instrumentale. In GRISEY, Gérard. Écrits ou l’invention de la musique spectrale. Paris: Éditions MF, 2008, p. 89-120.
HELMHOLTZ, Hermann. On the Sensations of the Tone as a Physiological Basis for the Theory of Music. Nova Iorque: Dover, 1954.
HILLER, Lejaren; ISAACSON, Leonard. Experimental Music: Composition with an Electronic Computer. Nova York: McGraw Hill, 1959.
HURON, David. (1999). The New Empiricism: Systematic Musicology in a Postmodern Age. In: Lecture 3 from the 1999 Ernest Bloch Lectures. Disponível em <https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=77c14e69171bd0d14b45b3fe3f0bb565a330616d> Acesso: 27/12/2022.
LACHENMANN, Helmut. Écrits, entretiens ou correspondances. Genebra: Contrechamps, 2017.
LIGETI, Gÿorgy. Neuf essais sur la musique. Genebra: Contrechamps, 2010. DOI: https://doi.org/10.4000/books.contrechamps.559
MALT, Mikhail; JOURDAN, Emmanuel. Le “BSTD”–Une représentation graphique de la brillance et de l’écart type spectral, comme possible représentation de l’évolution du timbre sonore. In: L’analyse musicale aujourd’hui, crise ou (r)évolution? Proceedings... Strasbourg: SFAM, 2009.
MATHEWS, Max. The Technology of Computer Music. Cambridge: The MIT Press, 1969.
MATOSSIAN, Nouritza. Xenakis. Londres: Kahn & Averill, 1986.
PARNCUTT, Richard. Musicologia Sistemática: a história e o futuro do ensino acadêmico musical no ocidente. Trad. Josias Matschulat. Em Pauta, v. 20, n. 34/3, p. 145-185, 2012.
PARNCUTT, Richard. Systematic Musicology and the History and Future of Western Musical Scolarship. Journal of Interdisciplinary Music Studies, v. 1, n. 1, p. 1-32, 2007.
PEETERS, Geoffroy. A Large Set of Audio Features for Sound Description (Similarity and Classification) in the CUIDADO Project. Paris: Institut de Recherche et de Coordination Acoustique-Musique (IRCAM), 2004. Disponível em:
<http://recherche.ircam.fr/anasyn/peeters/ARTICLES/Peeters_2003_cuidadoaudiofeatures.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2017.
PEETERS, Geoffroy; GIORDANO, Bruno; SUSINI, Patrick; MISDARIIS, Nicolas; MCADAMS, Stephen. The Timbre Toolbox: Extracting Audio Descriptors from Musical Signals. Journal of Acoustic Society of America, Melville, v. 130, n. 5, p. 2902-2916, 2011. DOI: https://doi.org/10.1121/1.3642604
PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas: Tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: Editora UNESP, 1996.
PURE DATA. Pure Data—Pd Community Site. Disponível em: <https://puredata.info/>. Acesso em 17 mar. 2023.
OPENMUSIC. OpenMusic | Ircam Forum. Disponível em: <https://forum.ircam.fr/projects/detail/openmusic/>. Acesso em 17 mar. 2023.
ROADS, Curtis. The Computer Music Tutorial. Cambridge: The MIT Press, 1996.
ROSSETTI, Danilo. Das imagens à criação de formas sonoras - Uma possível epistemologia dos processos de análise e composição com suporte computacional. Revista Vórtex, v. 6 n. 2 p. 1-27, 2018. DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2602
ROSSETTI, Danilo. Processos microtemporais de criação sonora, percepção e modulação da forma: uma abordagem analítica e composicional. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
ROSSETTI, Danilo; ANTUNES, Micael; MANZOLLI, Jônatas. Compositional Procedures in Electronic Music and the Emergence of Time Continuum. Organised Sound, v. 25, n. 2, 2020, p. 156-167. DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771820000060
ROSSETTI, Danilo; ANTUNES, Micael; MANZOLLI, Jônatas. Musical Analysis of Sound Features Emergences Using Acoustic and Psychoacoustic Descriptors. Música Hodie, v. 22, 2022, p. 1-36. DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73261
ROSSETTI, Danilo; MANZOLLI, Jônatas. Analysis of Granular Acousmatic Music: Representation of sound flux and emergence. Organised Sound, v. 24, n. 2, p. 205-215, 2019a. DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771819000244
ROSSETTI, Danilo; MANZOLLI, Jônatas. Creating Timbre in Space: Granular Synthesis and Ambisonics Spatialization Study and Composition. INTERNATIONAL COMPUTER MUSIC CONFERENCE (45.), New York. Proceedings... San Francisco: International Computer Music Association, 2019b.
ROSSETTI, Danilo; MANZOLLI, Jônatas. De Montserrat às ressonâncias do piano: uma análise com descritores de áudio. Opus, v. 23, n. 3, p. 193-221, 2017. DOI: https://doi.org/10.20504/opus2017c2309
ROSSETTI, Danilo; MANZOLLI, Jônatas. Studying the Perception of Sound in Space: Granular Sounds Spatialized in a High-Order Ambisonics System. Opus, v. 26 n. 2, p. 1-26, 2020. DOI: https://doi.org/10.20504/opus2020b2610
ROSSETTI, Danilo; TEIXEIRA, William; MANZOLLI, Jônatas. Emergent Timbre and Extended Techniques in Live-Electronic Music: An Analysis of Desdobramentos do Contínuo Performed by Audio Descriptors. Musica Hodie, vol. 18, n. 1, p. 16-30, 2018. DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v18i1.53568
SAARIAHO, Kaija. Timbre and harmony: interpolation of timbral structures. Contemporary Music Review, v. 2, n. 1, p. 93-133, 1987. DOI: https://doi.org/10.1080/07494468708567055
SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux: essai interdisciplines. Paris: Seuil, 1966.
SCHNELL, Norbert. et al. Mubu & Friends – Assembling Tools for Content-Based Real-Time Interactive Audio Processing in Max/MSP. INTERNATIONAL COMPUTER MUSIC CONFERENCE (35.), 2009, Montreal. Proceedings... San Francisco: International Computer Music Association, 2009.
SÈDES, Anne. Méthodologie de la recherche. Apresentação do Seminário Composition et recherche 2014/2015. Saint Denis: Université Paris 8, 2014.
SIMONDON, Gilbert. L’individuation à la lumière des notions de forme et d’information. Grenoble: Millon, 2005.
SMALLEY, Denis. Spectromorphology: explaining sound-shapes. Organised Sound, v. 2, n. 2, p. 107-126, 1997. DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771897009059
SONIC VISUALISER. Sonic Visualiser. Disponível em: <https://www.sonicvisualiser.org/>. Acesso em 17 mar. 2023.
STOCKHAUSEN, Karlheinz. Texte zur elecktronischen und instrumentalen Musik. Colônia: DuMont Buchverlag, 1988.
VAGGIONE, Horacio. Articulating Microtime. Computer Music Journal, v. 20, n. 2, p. 33-38, 1996. DOI: https://doi.org/10.2307/3681329
VAGGIONE, Horacio. Timbre as Syntax. A Spectral Modeling Approach. Contemporary Music Review, v. 10, n. 2, p. 73-83, 1994. DOI: https://doi.org/10.1080/07494469400640311
VALÉRY, Paul. Introduction a la méthode de Léonard De Vinci. 2ª Ed. Paris: Gallimard, 1919.
VINTIADIS, Elly. Emergence. In: Internet Encyclopedia of Philosophy, 2013. Disponível em: https://iep.utm.edu/emergenc/#SSH2aii, acessada em 30/06/2022.
XENAKIS, Iannis. Formalized Music: Thought and Mathematics in Composition. Stuyvesant: Pendragon Press, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Danilo Rossetti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.