A criatividade distribuída dentro de um círculo colaborativo na preparação de uma estreia
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https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.3.6Palavras-chave:
Criatividade distribuída, Círculos colaborativos, Colaboração compositor-intérprete, Música contemporânea, EstreiaResumo
Este artigo discute o conceito de criatividade distribuída (CLARKE; DOFFMAN, 2017) e suas interseções com a teoria dos círculos colaborativos de Michael Farrell (2001), apresentando um exemplo de colaboração entre o Duo Sofia Leandro e Bruno Santos com o compositor Harry Crowl. São apresentados exemplos de aspectos decorrentes dos processos que levaram à tomada de decisões criativas desde a composição até à estreia do Concerto nº4, para violino e percussão, em forma de via-crucis sobre o nome de Marielle Franco, em novembro de 2019. Essa colaboração favoreceu a ampliação das interações sonoras entre o violino e os diferentes instrumentos de percussão, bem como do discurso simbólico inerente à forma da peça e à dedicatória. Os exemplos centram-se em questões relacionadas com a instrumentação, com a exploração de timbres e técnicas expandidas, com a gestão do tempo e com a configuração de palco.Downloads
Referências
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