O Violão Sete Cordas no Choro Tradicional e no Choro Não Tradicional
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https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.38Palavras-chave:
Raphael Rabello, Dino Sete Cordas, violão de sete cordas, choro, música brasileira popularResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória estilística do choro no Brasil sob o enfoque do violão de sete cordas. Após breve digressão sobre gênero e estilo, são discutidas modificações de ordem técnica do violão de sete cordas no choro. Considerados os maiores expoentes do instrumento no choro, Dino Sete Cordas e Rabello Raphael contribuíram para inovações estilísticas e organológicas do instrumento na segunda metade do século XX. Essas inovações são analisadas por meio da relação idiomática entre o violão de sete cordas acompanhador e solista, com base em ferramentas analíticas dos próprios músicos de choro. Diante das novas tendências do século XXI, este estudo corrobora a hipótese de que estilos tradicionais e não tradicionais coexistem pacificamente no choro.Downloads
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