Das imagens à criação de formas sonoras – Uma possí­vel epistemologia dos processos de análise e composição com suporte computacional

Visualizações: 82

Autores

  • Danilo Rossetti Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2602

Resumo

Abordamos e desenvolvemos um estudo epistemológico das atividades de criação e análise musical, especificamente aquelas realizadas com suporte computacional. Como ferramentas para o entendimento desses processos, trazemos o conceito de Invenção e o Princí­pio da Individuação de Gilbert Simondon, além da proposta de René Thom sobre a Inteligibilidade das Formas. Apresentamos dois patches para análise e processamento sonoro e realizamos um estudo sobre a aplicação dos conceitos acima mencionados na descrição dos processos interativos em duas peças eletroacústicas mistas: Anthèmes 2, de Pierre Boulez, e A Pierre: Dell'azzurro silenzio, inquietum, de Luigi Nono. Analisamos a interação entre escrita e performance instrumental, dispositivos de análise e transformação sonora, e a sonoridade emergente desse processo. Concluí­mos enfatizando a articulação entre diferentes áreas do conhecimento nos processos de composição e análise musical (tecnologias e conceitos) para a emergência de um fazer musical conectado com as formas do nosso tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Rossetti, Universidade Estadual de Campinas

Estudou composição com José Manuel López López, Silvio Ferraz e Flo Menezes, e processamentos sonoros interativos com Alain Bonardi e Anne Sèdes. É Doutor em Composição Musical pela UNICAMP, com perí­odo sanduí­che no Centre de recherche Informatique et Création Musicale da Université Paris 8. É Mestre em Música e Bacharel em Composição (instrumental e eletroacústica) e Regência pela UNESP. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP, com apoio FAPESP e supervisão de Jônatas Manzolli, e é professor de pós-graduação do Centro Universitário Senac SP, nas áreas de comunicação e artes. Suas composições já foram executadas em conferências e festivais tais como ICMC, CMMR, NYCEMF, CICTeM, BIMESP, SBCM e ANPPOM. Foi um dos premiados do Prêmio Funarte de Música Clássica 2016, na categoria solos, música acusmática e mista. E-mail: danilo.rossetti@nics.unicamp.br

Referências

BERGSON, Henri. Matéria e memória : Ensaio sobre a relação do corpo com o espí­rito [1896]. 4ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BOULEZ, Pierre. Anthèmes 2 pour violon et dispositif électronique. Londres: Universal Edition, 1997. Partitura.

_____________. Idée, réalisation, métier [1978]. In: BOULEZ, Pierre. Leçons de musique. Points de repère III: Deux décennies d"™enseignement au Collège de France (1976-1995). Paris : Christian Bourgois, 2005. 71-110.

______________. Mémoire et création [1989]. In: BOULEZ, Pierre. Leçons de musique. Points de repère III : Deux décennies d"™enseignement au Collège de France (1976-1995) Paris: Christian Bourgois, 2005. 471-556.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio [1988]. 3ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

CONT, Arshia. Antescofo Tutorial. Paris: IRCAM MuTant Research Team, 2014.

FERRAZ, Silvio. Composição musical como campo de diálogo: para além das disciplinas. Revista da Fundarte. Montenegro, v. 15, n. 29, 150-159, 2015.

FOUCAULT, Michel. Pierre Boulez ou l"™écran traversé. In: BOULEZ, Pierre. Leçons de musique. Points de repère III: Deux décennies d"™enseignement au Collège de France (1976-1995). Paris: Christian Bourgois, 2005. 19-22.

GOODMAN, Jonathan. De quelques idées simples au travers d"™un labyrinthe. In: BOULEZ, Pierre. Leçons de musique. Points de repère III: Deux décennies d"™enseignement au Collège de France (1976-1995). Paris: Christian Bourgois, 2005. 25-47.

GRISEY, Gérard. À propos de la synthèse instrumentale [1979]. In: GRISEY, Gérard. Écrits ou l"™invention de la musique spectrale. Paris : Éditions MF, 2008. 35-37.

GILLOT, Pierre. Les traitements musicaux en ambisonie. Dissertação (Mestrado). Centre de recherche Informatique et Création Musicale, Université Paris 8, Saint Denis, 2012-2013.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos [1944]. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

NONO, Luigi. A Pierre. Dell"™azzurro silenzio, inquietum. Milão: Ricordi, 1985. Partitura.

___________. Altre possibilití di ascolto [1985]. In: NONO, Luigi. La nostalgia del futuro: Scritti scelti 1948-1986. A cura di Angela Ida de Benedictis e Veniero Rizzardi. Milão: Il Saggiatore, 2007. 245-259.

OLIVEIRA, Luis Felipe. A emergência do significado em música. Tese (Doutorado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

RIMOLDI, Gabriel; MANZOLLI, Jônatas. Da emergência da sonoridade í s sonoridades emergentes: mediação tecnológica, emergentismo e criação sonora com suporte computacional. Revista Vórtex, Curitiba, v. 5, n. 1, 1-25, 2017. DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.1.1857

ROSSETTI, Danilo; FERRAZ, Silvio. Forma musical como um processo: do isomorfismo ao heteromorfismo. Revista Opus, Online, v. 22, n. 1, 59-96, 2016 DOI: https://doi.org/10.20504/opus2016a2203

ROSSETTI, Danilo. O processo de geração da forma musical í luz da alagmática e da teoria da individuação de Simondon. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇíO EM MÚSICA, 27., 2017, Universidade Estadual de Campinas. Anais... Campinas, 2017a.

_______________. The Qualities of the Perceived Sound Forms: A Morphological Approach to Timbre Composition. In: ARAMAKI, Mitsuko; KRONLAND-MARTINET, Richard; YSTAD, Sølvi (Eds.). Bridging People and Sound: 12th International Symposium, CMMR 2016, São Paulo, Brazil, July 5-8th 2016, Revised Selected Papers. Cham: Springer, 2017b. 259-283.

SIMONDON, Gilbert. Forme, information, potentiels. In: SIMONDON, Gilbert. L"™individuation í la lumière des notions de forme et d"™information. Grenoble: Jérôme Millon, 2005. 531-551.

_________________. Imagination et invention. Chatou: Éditions de la Transparence, 2008.

STRAVISNKY, Igor. The Rite of Spring (La Sacre du Printemps). Londres: Boosey & Hawkes, 1967. Partitura.

STRAVINSKY, Igor; CRAFT, Robert. Conversations with Igor Stravinsky. Nova York: Doubleday, 1959.

THOM, René. Esquisse d"™une sémiophisique. Paris: InterÉditions, 1988.

___________. Morphologie du sémiotique [1981]. In: THOM, René. Apologie du logos. Paris : Hachette, 1990. 53-65.

VAGGIONE, Horacio. Composer avec des objets, réseaux et échelles temporelles: Entrevista a Osvaldo Budón. In: SOLOMOS, Makis (Org.). Espaces composables: essais sur la musique et la pensée musicale d"™Horacio Vaggione. Paris: L"™Harmattan, 2007. 106-109.

_________________. Représentations musicales numériques : Temporalités, objets, contextes. In: SOULEZ, Antonia; VAGGIONE, Horacio (Org.). Manières de faire des sons. Paris: L"™Harmattan, 2010. 46-82.

XENAKIS, Iannis. Arts/sciences, alliages. Paris: Casterman, 1979.

______________. Les chemins de la composition musicale [1981]. In: Kéleüha écris. Paris: L"™Arche, 1994. 15-33.

Downloads

Publicado

01.09.2018

Como Citar

Rossetti, D. (2018). Das imagens à criação de formas sonoras – Uma possí­vel epistemologia dos processos de análise e composição com suporte computacional. Revista Vórtex, 6(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2602

Edição

Seção

Artigos

Métricas