Das imagens à criação de formas sonoras – Uma possí­vel epistemologia dos processos de análise e composição com suporte computacional

Visualizações: 82

Autores/as

  • Danilo Rossetti Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2602

Resumen

Abordamos e desenvolvemos um estudo epistemológico das atividades de criação e análise musical, especificamente aquelas realizadas com suporte computacional. Como ferramentas para o entendimento desses processos, trazemos o conceito de Invenção e o Princí­pio da Individuação de Gilbert Simondon, além da proposta de René Thom sobre a Inteligibilidade das Formas. Apresentamos dois patches para análise e processamento sonoro e realizamos um estudo sobre a aplicação dos conceitos acima mencionados na descrição dos processos interativos em duas peças eletroacústicas mistas: Anthèmes 2, de Pierre Boulez, e A Pierre: Dell'azzurro silenzio, inquietum, de Luigi Nono. Analisamos a interação entre escrita e performance instrumental, dispositivos de análise e transformação sonora, e a sonoridade emergente desse processo. Concluí­mos enfatizando a articulação entre diferentes áreas do conhecimento nos processos de composição e análise musical (tecnologias e conceitos) para a emergência de um fazer musical conectado com as formas do nosso tempo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danilo Rossetti, Universidade Estadual de Campinas

Estudou composição com José Manuel López López, Silvio Ferraz e Flo Menezes, e processamentos sonoros interativos com Alain Bonardi e Anne Sèdes. É Doutor em Composição Musical pela UNICAMP, com perí­odo sanduí­che no Centre de recherche Informatique et Création Musicale da Université Paris 8. É Mestre em Música e Bacharel em Composição (instrumental e eletroacústica) e Regência pela UNESP. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP, com apoio FAPESP e supervisão de Jônatas Manzolli, e é professor de pós-graduação do Centro Universitário Senac SP, nas áreas de comunicação e artes. Suas composições já foram executadas em conferências e festivais tais como ICMC, CMMR, NYCEMF, CICTeM, BIMESP, SBCM e ANPPOM. Foi um dos premiados do Prêmio Funarte de Música Clássica 2016, na categoria solos, música acusmática e mista. E-mail: danilo.rossetti@nics.unicamp.br

Citas

BERGSON, Henri. Matéria e memória : Ensaio sobre a relação do corpo com o espí­rito [1896]. 4ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BOULEZ, Pierre. Anthèmes 2 pour violon et dispositif électronique. Londres: Universal Edition, 1997. Partitura.

_____________. Idée, réalisation, métier [1978]. In: BOULEZ, Pierre. Leçons de musique. Points de repère III: Deux décennies d"™enseignement au Collège de France (1976-1995). Paris : Christian Bourgois, 2005. 71-110.

______________. Mémoire et création [1989]. In: BOULEZ, Pierre. Leçons de musique. Points de repère III : Deux décennies d"™enseignement au Collège de France (1976-1995) Paris: Christian Bourgois, 2005. 471-556.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio [1988]. 3ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

CONT, Arshia. Antescofo Tutorial. Paris: IRCAM MuTant Research Team, 2014.

FERRAZ, Silvio. Composição musical como campo de diálogo: para além das disciplinas. Revista da Fundarte. Montenegro, v. 15, n. 29, 150-159, 2015.

FOUCAULT, Michel. Pierre Boulez ou l"™écran traversé. In: BOULEZ, Pierre. Leçons de musique. Points de repère III: Deux décennies d"™enseignement au Collège de France (1976-1995). Paris: Christian Bourgois, 2005. 19-22.

GOODMAN, Jonathan. De quelques idées simples au travers d"™un labyrinthe. In: BOULEZ, Pierre. Leçons de musique. Points de repère III: Deux décennies d"™enseignement au Collège de France (1976-1995). Paris: Christian Bourgois, 2005. 25-47.

GRISEY, Gérard. À propos de la synthèse instrumentale [1979]. In: GRISEY, Gérard. Écrits ou l"™invention de la musique spectrale. Paris : Éditions MF, 2008. 35-37.

GILLOT, Pierre. Les traitements musicaux en ambisonie. Dissertação (Mestrado). Centre de recherche Informatique et Création Musicale, Université Paris 8, Saint Denis, 2012-2013.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos [1944]. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

NONO, Luigi. A Pierre. Dell"™azzurro silenzio, inquietum. Milão: Ricordi, 1985. Partitura.

___________. Altre possibilití di ascolto [1985]. In: NONO, Luigi. La nostalgia del futuro: Scritti scelti 1948-1986. A cura di Angela Ida de Benedictis e Veniero Rizzardi. Milão: Il Saggiatore, 2007. 245-259.

OLIVEIRA, Luis Felipe. A emergência do significado em música. Tese (Doutorado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

RIMOLDI, Gabriel; MANZOLLI, Jônatas. Da emergência da sonoridade í s sonoridades emergentes: mediação tecnológica, emergentismo e criação sonora com suporte computacional. Revista Vórtex, Curitiba, v. 5, n. 1, 1-25, 2017. DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.1.1857

ROSSETTI, Danilo; FERRAZ, Silvio. Forma musical como um processo: do isomorfismo ao heteromorfismo. Revista Opus, Online, v. 22, n. 1, 59-96, 2016 DOI: https://doi.org/10.20504/opus2016a2203

ROSSETTI, Danilo. O processo de geração da forma musical í luz da alagmática e da teoria da individuação de Simondon. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇíO EM MÚSICA, 27., 2017, Universidade Estadual de Campinas. Anais... Campinas, 2017a.

_______________. The Qualities of the Perceived Sound Forms: A Morphological Approach to Timbre Composition. In: ARAMAKI, Mitsuko; KRONLAND-MARTINET, Richard; YSTAD, Sølvi (Eds.). Bridging People and Sound: 12th International Symposium, CMMR 2016, São Paulo, Brazil, July 5-8th 2016, Revised Selected Papers. Cham: Springer, 2017b. 259-283.

SIMONDON, Gilbert. Forme, information, potentiels. In: SIMONDON, Gilbert. L"™individuation í la lumière des notions de forme et d"™information. Grenoble: Jérôme Millon, 2005. 531-551.

_________________. Imagination et invention. Chatou: Éditions de la Transparence, 2008.

STRAVISNKY, Igor. The Rite of Spring (La Sacre du Printemps). Londres: Boosey & Hawkes, 1967. Partitura.

STRAVINSKY, Igor; CRAFT, Robert. Conversations with Igor Stravinsky. Nova York: Doubleday, 1959.

THOM, René. Esquisse d"™une sémiophisique. Paris: InterÉditions, 1988.

___________. Morphologie du sémiotique [1981]. In: THOM, René. Apologie du logos. Paris : Hachette, 1990. 53-65.

VAGGIONE, Horacio. Composer avec des objets, réseaux et échelles temporelles: Entrevista a Osvaldo Budón. In: SOLOMOS, Makis (Org.). Espaces composables: essais sur la musique et la pensée musicale d"™Horacio Vaggione. Paris: L"™Harmattan, 2007. 106-109.

_________________. Représentations musicales numériques : Temporalités, objets, contextes. In: SOULEZ, Antonia; VAGGIONE, Horacio (Org.). Manières de faire des sons. Paris: L"™Harmattan, 2010. 46-82.

XENAKIS, Iannis. Arts/sciences, alliages. Paris: Casterman, 1979.

______________. Les chemins de la composition musicale [1981]. In: Kéleüha écris. Paris: L"™Arche, 1994. 15-33.

Publicado

2018-09-01

Cómo citar

Rossetti, D. (2018). Das imagens à criação de formas sonoras – Uma possí­vel epistemologia dos processos de análise e composição com suporte computacional. Revista Vórtex, 6(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2602

Métrica