O processo de adaptação para violão do Capriccio em Ré maior (SW 91.2, SW 25*) para alaúde barroco de Silvius Leopold Weiss (1687-1750)
Visualizações: 656DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1333Resumo
Este trabalho trata do estudo e processo de transcrição e adaptação para o violão da obra Capriccio (SW 91.2, SW 25*) de Silvius Leopold Weiss (1687-1750), composta originalmente para alaúde barroco. Existem três fontes primárias diferentes dessa obra que estão presentes nos manuscritos das coleções de Londres (London Weiss Ms., British Library of London) e Varsóvia (Warszawa, Biblioteka Uniwersytecka, Polska). Em 2003, a Lute Society of America publicou uma versão restaurada da obra realizada pelo alaudista Michel Cardin, que combinou essas três diferentes fontes, sendo essa edição juntamente com os manuscritos a base da transcrição para o violão aqui apresentada. A diferença de afinação e do número de cordas entre o alaúde e o violão gera, na adaptação para o violão, problemas devidos às características idiomáticas técnico-musicais presentes na obra que devem ser analisados e cujas soluções são discutidas através de exemplos musicais. No final a transcrição integral da obra é apresentada.Downloads
Referências
BARON, Ernst G. The study of the lute. Versão em inglês de Douglas Alton Smith do tratado Historisch-theoretische und practische Untersuchung des Instruments der Lauten (1727). Redondo Beach: Instrumenta Antiqua Publications, 1976.
BORGES, Rafael G. O uso de scordatura para a execução no violão de obras compostas para alaúde barroco: Transcrição e exemplos extraídos da obra de Silvius Leopold Weiss. Dissertação de mestrado. Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
BOYD, Malcolm. Arrangement. In: SADIE, Stanley (editor). The new Grove Dictionary of Music and Musicians. Second Edition. London: Macmillan Publishers Limited, Vol. 2, 2001, pp. 65-71. DOI: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.01332
BURLEY, Raymond (Ed.); Weiss, Silvius Leopold. Anthology of selected pieces. Mainz und London: Schott, 1993. Partitura.
CARDIN, Michel. Weiss´ Capriccio Restored. LSA Quarterly, Minneapolis, Vol. 38, no. 4200, pp. 15-19, 2003.
CARDIN, Michel. The London Manuscript unveiled: 12 Analysis Conclusions. 2014. Disponível em <http://brilliantclassics.com/media/965237/95070-Weiss-COMPLETE-Liner-notes-Download.pdf >. Acesso em 20.11.2015.
CARDOSO, R. D. C. Repertório barroco e suas possibilidades ao violão: aspectos teóricos e métodos transcritivos a partir das cordas dedilhadas. Dissertação de mestrado. Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2014.
CHIESA, Ruggero (Ed.); Weiss, Silvius Leopold. Intavolatura di liuto: Trascrizione in Notazione Moderna di Ruggero Chiesa conforme all"™originale del British Museum. Milano: Edizioni Suvini Zerboni, 1967. 2 Volumes. Partitura.
CRAWFORD, Tim (Ed.). The Moscow Weiss"™ Manuscript. Columbus: Editions Orphée, 1995.
CRAWFORD, Tim (Ed.). Silvius Leopold Weiss – Sämtliche Werke für Laute. Band 5. Teil 1. Kassel: Bärenreiter, 2002.
CRAWFORD, Tim (Ed.): Silvius Leopold Weiss – Sämtliche Werke für Laute. Band 7. Kassel: Bärenreiter, 2007.
FARSTAD, Kejtil. German Galant Lute Music in the 18th Century. Tese de Doutorado. Studies from the Department of Musicology, University of Göteborg No.58, Göteborg, 2000.
FREIMUTH, Michael; LEGL; Frank, LUTZ, Markus (Ed.): Lautenmusik aus Schloss Rohrau. Werke von Silvius Leopold Weiss und anderen. Frankfurt/Main: Deutsche Lautengesellschaft e.V, 2010.
GARDEN, Greer. Port de voix. In: Sadie, Stanley (editor). The new Grove Dictionary of Music and Musicians. Segunda Edição. London: Macmillan Publishers Limited, Vol. 20, 2001. P. 184. DOI: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.22145
HOFFMAN-ERBRECHT, Lothar. Der Lautenist Silvius Leopold Weiß und Johann Sebastian Bach, in: Gitarre & Laute Magazine, 6/1987, pp. 19-23.
KÄPPEL, Hubert. Die Technik der modernen konzert Gitarre. Brühl: AMA Musikverlag, 2011.
KOONCE, Frank (Ed.). Johann Sebastian Bach. Johann Sebastian Bach. The Solo lute Works. San Diego: Neil A. Kjos Music Company, Second Edition, 2002.
KRAUSE, Ansgar. Weiss: 6 Stücke. Mainz: Schott Music, 2011. Partitura.
LUNDBERG, Robert. The German Baroque Lute, 1650 to 1750. Journal of the Lute Society of America, Minneapolis, Vol.32, pp. 1-34, 1999 [a].
LUNDBERG, Robert: Weiss"™s Lutes: The Origin of the 13-Course German Baroque Lutes. Journal of the Lute Society of America, Minneapolis, Vol. 32, 1999, pp. 35-66 [b].
NEU, Ulrike. Harmonik und Affektgestaltung in den Lautenkompositionen von Silvius Leopold Weiß. Frankfurt (Main): Peter Lang, 1995.
RAGOSSNIG, Konrad. Handbuch der Gitarre und Laute. Mainz: Schott, 2003.
RINEHART, Alan (Ed.); Weiss, Silvius Leopold. The Moscow "˜Weiss"™ Manuscript: M.I. Glinka State Central Museum of Musical Culture, MS 282/8: Transcribed and edited by tim Crawford. Columbus: Editions Orphée, 1995. Partitura.
REILLY, Edward; SMITH, Douglas Alton & CRAWFORD, Tim: Weiss (2) Silvius [Sylvius] Leopold Weiss. Em: Sadie, Stanley (editor): The new Grove Dictionary of Music and Musicians. Second Edition. London: Macmillan Publishers Limited, 2001, Vol. 27, pp. 253-257.
SCHLEGEL, Andreas. Die Laute in Europa. Menziken: The Lute Corner, 2006.
SIMíO, André Freitas. The process of arranging Silvius Leopold Weiss"™ solo lute works for guitar from the Rohrau collection. Dissertação de mestrado, Universität Mozarteum Salzburg, 2013.
SMITH, Douglas Alton: The Late Sonatas of Silvius Leopold Weiss. Tese de Doutorado. Department of Music of Stanford University, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 André Freitas Simão
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.