Uma encruzilhada estético-musical: “Música do futuro” de Richard Wagner

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Autores

  • Marcos Mesquita Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.1.752

Resumo

O ensaio "Música do futuro" de Richard Wagner foi escrito em um momento crí­tico na vida do compositor. Ele procurava se afastar de conceitos divulgados por ele em textos anteriores e percebia claramente a distância entre seus ideais teóricos da década de 1840 sobre a obra de arte total (Gesamtkunstwerk) e sua prática composicional da década de 1850. O texto aqui apresentado investiga as contradições entre reflexão e prática wagnerianas durante o perí­odo mencionado.

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Biografia do Autor

Marcos Mesquita, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Compositor, flautista, pesquisador. Estudos no Brasil, Áustria e Alemanha. PhD pela Universidade de Karlsruhe. Foi bolsista do DAAD, Fundação Vitæ, FAPESP, RioArte, Capes e Fundação Paul Sacher. Publicações no Brasil, na Alemanha, Itália e nos Estados Unidos

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Publicado

30.06.2015

Como Citar

Mesquita, M. (2015). Uma encruzilhada estético-musical: “Música do futuro” de Richard Wagner. Revista Vórtex, 3(1), 25–37. https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.1.752

Edição

Seção

Artigos

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