Horizontalizando Relações entre Obra, Performances, Compositor e Performer
Visualizações: 149DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.3Palavras-chave:
Performance musical, Interpretação musical, Violão clássicoResumo
Embasado em algumas das importantes reflexões teóricas das últimas três décadas, o artigo objetiva discutir a percepção não-hierarquizada de relações entre obra, performances, compositor e performer, defendendo que a obra musical é um conjunto formado pela partitura e suas múltiplas interpretações e performances. Através de uma revisão bibliográfica, o artigo procura contribuir para a compreensão de posturas e decisões interpretativas da comunidade violonística contemporânea.Downloads
Referências
ALMEIDA, Alexandre. Por uma visão de música como performance. Opus, v. 17, n. 2, 2011.
BITTAR, Valéria. Músico e Ato. Tese (Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
CARLEVARO, Abel. Guitar Masterclass Volume I: Fernando Sor 10 Studies. Heidelberg: Chanterelle, 1985.
COOK, Nicholas. Between Process and Product: Music and/as Performance. Music Theory Online, v.7, n.2, 2001.
GODLOVITCH, Stan. Musical Performance: A Philosophical Study. London: Routledge, 1998.
GOODMAN, Nelson. Variations of Variation: or Picasso back to Bach. In: GOODMAN, Nelson; ELGIN, Catherine. Reconceptions in Philosophy and Other Arts and Sciences. Indianapolis/Cambridge: Hackett Publishing, 1988.
KIVY, Peter. Authenticities: philosophical reflections on musical performance. Ithaca: Cornell University, 1997.
LEECH-WILKINSON, Daniel. The Changing Sound of Music: Approaches to Studying Recorded Musical Performance. London: CHARM, 2009. Disponível em <https://www.charm.kcl.ac.uk/studies/chapters/intro.html>, acesso em 26 mar. 2020.
MADEIRA, Bruno. Considerações sobre análise musical e performance. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Anais... Natal, 2013.
MELLO, Ricardo. Concerto para violão e pequena orquestra de H. Villa-Lobos: Um estudo comparativo entre edições e manuscritos. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
MOLINA, Sidney. O violão na Era do Disco: Interpretação e desleitura na arte de Julian Bream. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
MORAIS, Luciano; GLOEDEN, Edelton. Duas versões da Sonata 3, de Manuel Ponce: o uso da gravação como construção de uma fonte primária. In: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Anais... Campinas, 2017.
NUNES, Emanuel. Edição crítica da sonata para violão de Guerra-Peixe a partir das fontes primárias. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
OLIVEIRA JÚNIOR, Jorge. Manuel de Falla Homenaje a Debussy: uma edição mista. Dissertação (Mestrado em Musica). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
OROSCO, Maurício. Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone: Edição crítica a partir da versão de Sérgio Abreu. Tese (Doutorado em Música). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
RAHMEIER, Pieter. Suíte para Violão de Ernst Mahle: uma edição crítica e de performance. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
RODRIGUES, Fernando. Obras brasileiras da Coleção Turíbio Santos: Processo de elaboração de uma edição crítica. Tese (Doutorado em Música). Universidade Estadual de Campinas, 2018.
SIMÕES, Renan. Lendas Capixabas para violão de Carlos Cruz: uma edição crítico-interpretativa. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
SMALL, Christopher. Musicking: The Meanings of Performing and Listening. Hanover: Wesleyan University Press, 1998.
SPOHR, Louis. Violinschule, trad. John Bishop. London: R. Cocks & Co., 1843 [1832].
p.
TARUSKIN, Richard. Text and act: essays on music and performance. New York: Oxford University, 1995.
ZANON, Fábio. Entrevista realizada por Ricardo Dias no dia 28 de março de 2020 para a página Violão para Todos. Disponível em: <https://www.facebook.com/violaoparatodos20/videos/204678977618583/>, acesso em 28 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Bruno Madeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.