A(s) Musicologia(s) na Atualidade Brasileira: o Jogo do Saber e seus Paradoxos

Visualizações: 79

Autores/as

  • Edson Hansen Sant' Ana Universidade Estadual Paulista / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.986

Resumen

Este texto visa tratar sobre algumas questões e problemas que concernem à atuação da(s) Musicologia(s) na atual conjuntura brasileira. Alguns questionamentos são levantados à luz de Denis Laborde, musicólogo francês; Paulo Costa Lima, compositor e musicólogo crí­tico brasileiro; e José D'Assunção Barros (2013), músico, escritor, teórico, e historiador brasileiro. Complementarmente desenvolvo perguntas e afirmações no sentido de pleitear uma pesquisa em Música mais empí­rica e mais especulativa propondo uma visão libertária em relação aos modelos e às teorias estanques provindas dos centros acadêmicos dominantes, entretanto evidenciando a importância da lógica teórico-metodológica, ouso apresentar uma postura inovadora e inventiva no que tange às novas buscas, interpretações e associações de teorias aparentemente dí­spares, na sugestão de tornar os estudos em Música mais coerentes à postura de uma "ciência da música" que se comporte como 'ciência'.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edson Hansen Sant' Ana, Universidade Estadual Paulista / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso

Edson Hansen Sant ' Ana, professor na disciplina de Artes/Música no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Bacharel em Música (Composição), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP,1996). Mestre em Música pela Universidade de Brasí­lia (2007-2009). Desenvolve pesquisa que abarca a composição de Almeida Prado, com ênfase em Teoria, Análise e Musicologia. Desenvolve trabalhos e práticas envolvendo temas convergentes à Educação Musical na área de aprendizado coletivo de instrumento, harmonia, arranjo e improvisação. Atualmente realiza o doutorado em Música pela UNESP (São Paulo-SP). Membro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA).

Publicado

2016-05-21

Cómo citar

Sant’ Ana, E. H. (2016). A(s) Musicologia(s) na Atualidade Brasileira: o Jogo do Saber e seus Paradoxos. Revista Vórtex, 4(1), 1–22. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.986

Métrica