Sérgio Abreu e Dona Monina: um duo além do Duo
Visualizações: 100DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7935Palabras clave:
Monina Távora, Histórias de Vida, Autobiografia, Duo Abreu, Duos de Violão.Resumen
Este artigo é um desdobramento da tese “Monina Távora: a pedagogia de um artista”, defendida no PPGM/UNIRIO em 2022. Embora a pesquisa tenha se dado na linha de “Ensino e Aprendizagem em Música”, teve caráter inter/transdisciplinar, com intercessão com as áreas de musicologia e performance. Aqui, destaquei partes em que relatos de Sérgio Abreu foram utilizados para ajudar a contar a história de Adolfina Raitzin de Távora — ou Monina Távora — professora de violão e a pessoa responsável pela formação do Duo Abreu. A tese teve como fio condutor um documento autobiográfico deixado por Monina sob os cuidados de Sérgio Abreu. Através da análise desta fonte, sob a perspectiva do “paradigma indiciário”, pude inferir sobre as ideias de Dona Monina acerca da vida, da música e do violão. No presente trabalho, me propus a indicar possíveis apropriações de Sérgio das ideias de Monina em relação à performance.
Descargas
Citas
ABREU, Sérgio. Adolfina Raitzin de Távora, Dona Monina. [S. l.], 2011. Disponível em: <https://violao.org/topic/11924-adolfina-raitzin-de-tavora-dona-monina/>. Acesso em: 1 ago. 2022.
APRO, Flávio. Os fundamentos da Interpretação Musical: aplicabilidade nos 12 estudos para
violão de Francisco Mignone. 2004. São Paulo, 2004.
CESAR MORAIS, Luciano. Sérgio Abreu: sua herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transcrições para violão. 2007. Dissertação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Algés: DIFEL , 2002.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRABT, Alain. Dicionário de Símbolos: Mitos, sonhos, costumes,
gestos, formas, figuras, cores, números. 9ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1982.
DIAS, Ricardo. Sérgio Abreu: uma biografia. Edição do autor. Rio de Janeiro: [s. n.], 2015.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
GINZBURG, Carlo. Micro-história: duas ou três coisas que sei a respeito. In: O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. p.249-279.
ROCHA, Inês de Almeida. Canções de Amigo: redes de sociabilidade na correspondência de Liddy Chiaffarelli Mignone para Mário de Andrade. 2010. 309 f. Tese. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
ROUGET, Gilbert. Music and Trance: A Theory of Relations between Music and Possession. Chicago: The University of Chicago Press, 1985.
SIRINELLI, Jean-François. Os Intelectuais. In: Por uma história política. 2ª ed. Rio de Janeiro:
FGV, 2003. p. 231-269.
TÁVORA, Monina. Puertabierta (Memórias y Conceptos). Buenos Aires: publicação do autor, [2006?].
TOMAS PINHEIRO, Helder. A Construção da Performance Musical em Duo De Violões. 2017. Dissertação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.
XXXXXXX, Xxxxxxx. Xxxxx Xxxxx: x xxxxxxxxx xx xxx xxxxxx. 2022. Tese. XXXXXXXXX XXXXXXX XXXXXX XXXXXXXX, XXXXXXXXXX, 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Roberta Mourim Cabral
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.