Construindo uma Performance da Obra “Mutationen II für Violoncello und Tonband” de Claudio Santoro
Visualizações: 72DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7466Palabras clave:
Mutationen II für Violoncelo und Tonband, Violoncelo, Música Eletroacústica, Claudio SantoroResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar ao violoncelista um guia para a construção da obra “Mutationen II für Violoncelo und Tonband” (1969) de Claudio Santoro, tanto para a performance instrumental quanto para a gravação da parte eletroacústica. Originalmente escrita para execução com fita magnética, hoje o processo de montagem dos sons eletrônicos faz uso de ferramentas de gravação digital. Como produtos da pesquisa, temos o registro em vídeo da obra bem como a edição da partitura em português, pois anteriormente só existia o manuscrito em língua alemã. O trabalho auxilia o processo de aprendizado da peça por possíveis novos intérpretes, bem como a realização de performances públicas, difundindo assim a obra, que é uma das primeiras do repertório eletroacústico internacional escrito para violoncelo.
Descargas
Citas
FERRAZ, Sílvio. Disciplina eletiva ministrada na UFRN, 2017.
GUERRA, A. Mutationen III de Claudio Santoro: Uma Releitura Eletroacústica. In: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 19., 2009, Curitiba, PR. Anais do XIX Congresso da ANPPOM. Goiânia: ANPPOM, 2009. p. 521 – 525.
LÓPEZ-CANO, Rubén; SAN CRISTÓBAL, Úrsula. Investigación artística en música. Barcelona: Esmuc, 2020. DOI: https://doi.org/10.7764/res.2020.46.7
SANTORO, A. Obras para Violoncelo (Em Ordem Cronológica). Disponível em: <http://www.claudiosantoro.art.br/Santoro/12_cello-crono.html>. Acesso em 20 ago. 2016.
TEIXEIRA, Willian “A metodologia de pesquisa em performance musical e sua corporificação no violoncelo”. pp 181-235, en Violoncelo: um compêndio brasileiro /organizador: William Teixeira; [traduções: William Teixeira e Vitória Louveira]. -- Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 2021.
VENTURA, F. Mutationen III de Claudio Santoro – O Pianista como Co-Autor. In: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 17., 2007, Curitiba, PR. Anais do XVII Congresso da ANPPOM. São Paulo: ANPPOM, 2007. p. 1-6.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Diego Paixão, Juan Ignacio Ferreras, Fábio Soren Presgrave
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.