Building a performance of the piece “Mutationen II für violoncelo und tonband” by Claudio Santoro.

Visualizações: 72

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7466

Keywords:

Mutationen II für Violoncelo und Tonband, Violoncelo, Música Eletroacústica, Claudio Santoro

Abstract

This paper aims to study the work “Mutationen II für Cello und Tonband,” written by Claudio Santoro, translating, and understanding the instructions in the cello part and in the tape. Regarding the recording of the media, the work deals with up-to-date technological tools, such as studio recording and the use of audio programs, because tape recorders suggested by Claudio Santoro in the 1960s are no longer available. As the main results of the research, we can point out the recording of the piece and score editing in Portuguese, since the only edition previously available was a manuscript with most of the instructions in German. This research supports cellists interested in the study and performance of the piece, helping this way to spread knowledge about the work, which is one of the first pieces for cello and electroacoustics in the international repertoire.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diego Paixão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Diego Paixão. Bacharel e Mestre em Música pela UFRN, onde estudou com Fábio Presgrave. Estudou ainda na Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha), com Martin Ostertag, no Conservatório de L'Hay les Roses (França), com o virtuosi Romain Garioud e na École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot (França), com Anssi Kartunen. Em ambas as instituições francesas, foi premiado com unanimidade e felicitações do júri. É ganhador do Concurso Thomaz Babini Art-Invest. Ministrou masterclasses na Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Pará e Instituto Baccareli. Foi professor de violoncelo e contrabaixo da Universidade Federal do Ceará.

Juan Ignacio Ferreras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Juan Ignacio Ferreras. Professor Superior de Violoncello (Conservatório Superior de Música Astor Piazzolla, Argentina), graduado em Sociologia (Universidad de Buenos Aires, Argentina), e atualmente Mestrando na UFRN, sob a orientação do Professor Fábio Presgrave. É bolsista da CAPES, e sua pesquisa de mestrado gira em torno do estudo e da estreia do repertório argentino contemporâneo para violoncelo solo. Seus professores incluem Stanimir Todorov, Fred Nable e Claudio Peña. Além de seu interesse pela música contemporânea e popular, ele tem um extenso histórico em improvisação e dança contemporânea. Ele atuou em grandes palcos na Argentina, Peru, Brasil e Espanha.

, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Fábio Soren Presgrave. Bacharel e Mestre em Performance pela Juilliard School of Music em Nova Iorque, onde estudou com Harvey Shapiro e Joel Krosnick. Apresentou-se como solista junto a orquestras como Qatar Philharmonic, Orquestra Filarmônica de Rosário, Orquestra Sinfônica Brasileira dentre outras. Apresentações recentes incluem recitais com Daniel Guedes e Erika Leroux no Orchestrazentrum de Dortmund e na Série Kamper Konzert; recitais de violoncelo solo na Espanha, Dinamarca e Alemanha. É Doutor pela UNICAMP e realizou em colaboração com Matias de Oliveira Pinto e bolsa CAPES sua pesquisa Pós-Doutoral na Westfaelisch Wilhems--Univesitaet, onde atuou como professor em 2022. É vice-diretor da Escola de Música da UFRN.

References

FERRAZ, Sílvio. Disciplina eletiva ministrada na UFRN, 2017.

GUERRA, A. Mutationen III de Claudio Santoro: Uma Releitura Eletroacústica. In: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 19., 2009, Curitiba, PR. Anais do XIX Congresso da ANPPOM. Goiânia: ANPPOM, 2009. p. 521 – 525.

LÓPEZ-CANO, Rubén; SAN CRISTÓBAL, Úrsula. Investigación artística en música. Barcelona: Esmuc, 2020. DOI: https://doi.org/10.7764/res.2020.46.7

SANTORO, A. Obras para Violoncelo (Em Ordem Cronológica). Disponível em: <http://www.claudiosantoro.art.br/Santoro/12_cello-crono.html>. Acesso em 20 ago. 2016.

TEIXEIRA, Willian “A metodologia de pesquisa em performance musical e sua corporificação no violoncelo”. pp 181-235, en Violoncelo: um compêndio brasileiro /organizador: William Teixeira; [traduções: William Teixeira e Vitória Louveira]. -- Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 2021.

VENTURA, F. Mutationen III de Claudio Santoro – O Pianista como Co-Autor. In: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 17., 2007, Curitiba, PR. Anais do XVII Congresso da ANPPOM. São Paulo: ANPPOM, 2007. p. 1-6.

Published

2023-05-26

How to Cite

Paixão, D., Ferreras, J. I., & . (2023). Building a performance of the piece “Mutationen II für violoncelo und tonband” by Claudio Santoro . Vortex Music Journal, 11(1), 1–46. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7466

Issue

Section

Research Papers

Metrics