Transcrição musical: criação e análise em cinco abordagens influenciadas por Luciano Berio

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7459

Palabras clave:

Transcrição, criação musical, musicologia., Luciano Berio.

Resumen

A partir das reflexões do compositor Luciano Berio (1988; 2006; 2017) sobre transcrição, separamos cinco abordagens que tangem diversas áreas dos domínios musicais e discutimos como elas podem estar relacionadas a processos criativos e analíticos. Concluímos que o estudo da transcrição, de acordo com a noção ampla que Berio lhe confere, pode contribuir para avanços nas áreas da composição e da musicologia em geral.

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Biografía del autor/a

Felipe Vasconcelos, Universidade Federal de Minas Gerais

Compositor, regente e professor de música. Doutor em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com bolsa CAPES, mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com bolsa CNPq e bacharel em Música peça UFMG. Como compositor, trabalha com música acústica e eletroacústica tendo obras premiadas e executadas no Brasil, Chile, Itália, México e Estados Unidos. Atualmente, é regente da Orquestra Real7 da Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Belo Horizonte, professor substituto na Universidade de Brasília (UnB) e realiza pós-doutorado na Escola de Música da UFMG.

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Publicado

2023-05-20

Cómo citar

Vasconcelos, F. (2023). Transcrição musical: criação e análise em cinco abordagens influenciadas por Luciano Berio. Revista Vórtex, 11(1), 1–22. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7459

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